O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

Ninguém é perfeito

Gosto de gente que muda de idéia. Gente que se engana e volta atrás. Gente que erra, admite isto e aprende com os erros.
A perfeição me incomoda. Aqueles que nunca se equivocam com nada, que estão sempre certos, que corrigem os erros dos outros e se colocam sempre no lugar de quem está “correto” não me acrescentam. Prefiro pessoas que olham de frente e admitem que possam mudar.
Todos podemos mudar e quem bate o pé de que já chegou onde precisa e não tem mais o que aprender perde a maravilhosa oportunidade de evoluir. Não há sentido em estagnar-se em uma suposta perfeição, que muitas vezes nada mais é do que uma manifestação do próprio ego.
Ah, esse tal ego, como pode ser destruidor! Quantas vezes pessoas se perdem nele, passam por cima de tanta gente, acham-se superiores, e quando dão por si estão sozinhas, mesmo que cercadas de outras. A solidão não é física, e por vezes aquele que tem muitos ao seu lado é mais solitário do que quem tem poucos, mas valiosos amigos.
Perfeição e solidão caminham juntas, com a diferença de que a primeira, na verdade, não passa de uma grande ilusão. Na real acepção da palavra, ninguém é perfeito. Podemos ter a perfeição ao nosso lado, na natureza, em sentimentos, mas jamais a encontraremos em seres humanos. O único Ser perfeito que passou por aqui partiu há mais de dois mil anos.
Quando vejo alguém bater no peito dizendo “eu isso”, “eu aquilo”, desmerecendo quem, em sua equivocada visão, é “inferior” a ele, sinto pena. É em nossa imperfeição que reside a nossa humanidade, então, melhor ser imperfeito.
Vivemos tempos difíceis. Estamos em plena pandemia (ainda que alguns insistam em ignorar isto) chegamos perto das eleições municipais, sofremos com intempéries do tempo (muitas por responsabilidade do próprio ser humano).
Tudo isto faz com que as pessoas, em geral, estejam nervosas, tensas, preocupadas. Tudo isto nos faz procurar um caminho, uma solução para as aflições inerentes a um momento que se prolonga, com muita coisa acontecendo junto.
Nesta busca, mais do que nunca, precisamos aceitar nossa imperfeição, para sabermos lidar com ela. Ninguém é superior a ninguém, passamos todos pelo mesmo momento de aflições e dúvidas. Neste momento específico, em que todo o Planeta passa por esta situação que não sabemos como ou quando vai terminar; perfeição, mais do que nunca, é pura utopia.
Por isto eu gosto de gente imperfeita, porque nós, imperfeitos, entendemos que precisamos uns dos outros e seguimos juntos. E juntos chegaremos onde tivermos de chegar.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni