O Liberal
Últimas Noticias
Amenidades
3 min

A lenda da árvore do Japão

Reza a lenda que no Japão antigo, quando o país vivia em constantes guerras, havia um lindo bosque, cheio de árvores frondosas que exalavam delicados perfumes e consolavam os atormentados habitantes da região.
Naquele bonito bosque existia, no entanto, uma árvore que nunca florescia. Parecia esguia e seca, como se estivesse morta, mas não estava, simplesmente parecia condenada a não desfrutar da cor e do aroma das flores.
Certo dia, a fada dos bosques se comoveu com a tristeza da árvore e lhe fez uma proposta. Ela, com seu poder, lançaria um feitiço que duraria 20 anos. Durante esse tempo, a árvore poderia sentir o que o coração humano sente. Talvez assim ela conseguisse se emocionar e quem sabe voltar a florescer. Ela poderia se transformar tanto em planta quanto em ser humano, indistintamente, quando desejasse. No entanto, se ao longo dos 20 anos ela não conseguisse recuperar sua vitalidade e brilho, morreria imediatamente.
A árvore aceitou e se transformou em um homem, na expectativa de que as emoções humanas a ajudassem a florescer. No entanto, foi uma decepção, pois por mais que buscasse, só via ódio e guerra ao seu redor. Voltou, então, a ser árvore, por um bom tempo. Meses e anos se passaram e ela não encontrava nos humanos nada que a livrasse daquele estado.
Uma tarde, em forma humana, andou até um córrego cristalino e lá viu uma jovem. Aproximou-se dela e ela foi muito amável com ele. Tiveram uma animada conversa, na qual falaram com tristeza da situação de guerra em que o Japão se encontrava e de como ambos sonhavam com a paz.
Tornaram-se amigos, e com o tempo a árvore, transformada em homem, viu-se apaixonada pela jovem. Confessou seu amor e contou toda a sua história. A moça ficou muito impressionada e se manteve em silêncio. Triste, o homem voltou a ser árvore, esperando a hora de morrer. Não voltaria mais à forma humana.
Uma tarde, quando menos esperava, a jovem apareceu ao lado da árvore e a abraçou. Disse que também a amava, que não queria que ela morresse, nem que nada de ruim lhe acontecesse.
Então, a fada apareceu novamente e perguntou se a jovem queria continuar sendo humana ou se queria fundir-se com o amado, em forma de árvore. Ela olhou ao seu redor e se lembrou dos tristes campos de guerra. Escolheu, então, fundir-se para sempre com o seu amor, como árvore. E assim, os dois se tornaram um só. A árvore, então, floresceu. Desde então, o amor dos dois perfuma os campos do Japão.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni