“Vocês não imaginam o prazer que é estar de volta”. Esta frase, dita pela personagem Clara, da novela “O outro lado do paraíso”, entrou para o rol das frases mais conhecidas das novelas brasileiras. Dentro do contexto da história, tinha todos os motivos para isso, uma vez que Clara retorna à sua cidade Natal cheia de planos, depois de longa ausência.
Queridos leitores, é com esta frase que gostaria de retornar das férias, neste início do ano de 2021, com muita alegria por estar de volta e muita esperança de que seja um ano de realização de muitos planos.
Temos visto muitas pessoas “cancelando” o ano que passou, devido às dificuldades que ele trouxe. Confesso que 2020, “o ano da pandemia”, também assustou-me. Foi realmente difícil e melancólico, por tantas pessoas que se foram, tantas famílias enlutadas, e isto é triste demais.
Porém, não creio que seja “cancelando” o ano que passou que vamos melhorar o que se inicia. Nada é por acaso, e se foi assim é porque precisava ser, ainda que não consigamos entender esta necessidade.
Não começamos com boas notícias, é verdade, mas o fato de termos começado já é um bom motivo para comemorarmos. Muitos não estão aqui para isto, e antes de “cancelarmos” o ano que passou, pensemos na benção de poder estar no que se inicia.
Agradeço a todos que estiveram conosco até aqui e espero continuarmos pelo tempo que nos for permitido. Agradeço e peço também ao Universo que nos permita o tempo necessário para realizarmos, juntos, o possível e o suficiente, nem mais nem menos, à vida de cada um.
É tão bom quando conseguimos alcançar nossos objetivos e ainda colocar dentro do que construímos outras pessoas! Dividindo a gente soma.
As férias este ano foram diferentes, sem viagem e sem o encontro anual com amigos distantes, mas nem por isto menos importantes e também nem por isto o retorno foi menos compensador. Adoro estar aqui e adoro este reinício diferente, mas não menos gratificante.
Li bastante sobre o ano passado, e é voz geral que tudo o que aconteceu foi para nosso crescimento e aprendizado. Acredito nisto e vou além, acredito que a continuação do processo neste início de ano seja porque não aprendemos o que precisávamos.
Sendo assim, aqueles que entendem a situação devem seguir em frente, por si e por quem não entende. De minha parte, com muita humildade e consciência, pretendo seguir minha jornada. O meu lugar é aqui, e é aqui que pretendo continuar, este ano e todos que for possível. Como a personagem Clara, sinto um grande prazer em estar de volta.