Homenagem será na próxima quarta e transmitida ao vivo pelo canal no YouTube
A Câmara Municipal de Ouro Preto realiza, no dia 3 de setembro, às 17h, no Centro de Artes e Convenções da Ufop, a Sessão Solene para entrega da Medalha Bernardo Pereira de Vasconcellos e da Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho.
A Comenda Bernardo Pereira de Vasconcellos refere-se a Bernardo Pereira de Vasconcellos, que nasceu em Ouro Preto, em 27 de agosto de 1795, e morreu no Rio de Janeiro, em 1º de maio de 1850. Formou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, em 1818, e foi administrador, jornalista, deputado e senador, sendo considerado uma das personalidades políticas mais importantes do Período Imperial. A Câmara Municipal de Ouro Preto foi fundada em 1711 onde hoje funciona o Museu da Inconfidência. Já sua sede atual passou a ser denominada “Casa da Câmara Bernardo Pereira de Vasconcellos” em 24 de novembro de 1979, quando do translado de suas cinzas para o casarão na Praça Tiradentes.
Assim, em homenagem ao patrono da Casa Legislativa, a Câmara Municipal de Ouro Preto criou essa honraria com o intuito de homenagear personalidades e entidades que contribuíram para o desenvolvimento do município. Os homenageados foram escolhidos via conselho deliberativo, sendo eles: Domingos Gomes; João Guilherme Porto; José Martins da Silva; Maurílio Zacarias Gomes; e Ordem dos Advogados do Brasil de Ouro Preto.
Já a Comenda Prefeito Genival Alves Ramalho, idealizada pelo vereador José Geraldo Muniz (Zé do Binga), é uma homenagem a pessoas físicas ou jurídicas que tenham realizado trabalhos ou ações relevantes em prol da preservação e do desenvolvimento turístico e cultural de Ouro Preto. Genival Alves Ramalho foi prefeito do município por duas vezes e responsável por grandes conquistas e modificações na estrutura de Ouro Preto. Trouxe o Festival de Inverno da Universidade Federal de Minas Gerais para Ouro Preto. Criou o Serviço Municipal de Turismo, em que foram realizadas medidas para melhorar a infraestrutura turística local. Deu apoio a concursos de fotografias, exposições e transformou a praça de esportes da Barra no atual Ouro Preto Tênis Clube (OPTC). Ainda em sua gestão, articulou a criação do Parque da Cachoeira das Andorinhas e do Parque Estadual do Itacolomi. Foi também o responsável pela vinda do Corpo de Bombeiros para Ouro Preto e se tornou patrono da corporação. Faleceu em Belo Horizonte no dia 15 de junho de 2014, aos 91 anos.
Os agraciados com essa homenagem são: Ana Conceição Guimarães Pereira (“Preta da Chapada”); Canal Santa Rita de Ouro Preto o Nosso Distrito; Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto; Circuito Palma Preta; Flávio Lemes da Silva Malta; Frederico Dallis Fonseca de Toledo; Gabriel Silva Moreira; José Raimundo Liberato; Marcos Eduardo Carvalho Gonçalves Knupp; Nathália Moreira; Paulo Cezar da Rocha Alves; Reinaldo Donizete Alves Pereira; Rodrigo Câmara; e Tuian Santiago Cerqueira.
A cerimônia será transmitida ao vivo e estará disponível no canal oficial da Câmara Municipal de Ouro Preto no YouTube.