Imagem: Victória Oliveira / Por: Victória Oliveira
Na noite de quarta-feira (20), a Comitiva Pé no Estrivo entregou simbolicamente ao Lar São Vicente de Paulo, em Ouro Preto, um cheque no valor de R$ 42.568,61. O montante é resultado da VII Cavalgada Beneficente realizada em junho deste ano, em Cachoeira do Campo. A instituição sem fins lucrativos, que atende quase 60 idosos, depende das doações para manter suas atividades.
A entrega do cheque, que aconteceu no asilo, contou com a presença do prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo, do atual presidente da instituição, Anísio José da Cruz, e de tesoureiros e freiras que integram o local. Também marcou presença o Tenente Martins, responsável pela ação da Polícia Militar nos distritos de Ouro Preto, o secretário de Obras Franklin Evangelista, que também é membro da comitiva, além de demais participantes do grupo.
“A contribuição financeira da Comitiva Pé no Estrivo é decisiva para o equilíbrio das contas do Lar São Vicente. Ele recebe muitas doações, às vezes em roupas e alimentos, mas ter o dinheiro vivo é importantíssimo para saldar compromissos com 60 pessoas que trabalham profissionalmente no asilo e contas que são recorrentes a cada mês. Portanto, a contribuição financeira vem suprir uma demanda importante”, afirmou o prefeito, parabenizando o grupo.
A cavalgada foi realizada no Clube do Cavalo de Cachoeira do Campo e reuniu a comunidade ao longo de três dias de programação, de sexta-feira a domingo, com shows e outras atrações. A arrecadação foi possível graças a doações, à venda de camisas e de alimentos durante a festividade, e principalmente ao leilão promovido pelo grupo. Nesse leilão, foram ofertados produtos doados por empreendimentos parceiros da região, desde galinhas e bezerros até mesmo um passeio de helicóptero.
Após o fim do evento, há um prazo para que os arrematadores façam os pagamentos e toda a movimentação seja organizada pela tesouraria. Por isso, a entrega simbólica só acontece um tempo depois.
José Lourenço Ribeiro, membro da comitiva, também ressaltou a alegria em participar da ação e o esforço coletivo para superar o valor arrecadado no ano anterior: “A turma dos animais estava quase acabando e eu, que fui nascida e criada no lombo de cavalo, gosto muito da comitiva e de participar do grupo, e o mais importante ainda é ajudar aqui o asilo”, completou.
Já o tenente Martins, responsável pela fiscalização da Polícia Militar nos distritos de Ouro Preto, destacou não apenas a importância da doação, mas também o papel social das atividades do Clube do Cavalo: “O Clube do Cavalo é uma instituição muito importante para Cachoeira, com as parcerias, com as ações sociais, inclusive essa de hoje aqui, em apoio ao asilo(…) A gente espera que continue repetindo ações como essa, que é muito importante realmente para a comunidade.”