Média foi de 6,7 ações por dia em todo o município de Ouro Preto
Comprometida em avançar no alcance e na qualidade dos serviços de distribuição de água potável e de coleta de esgoto em Ouro Preto, a Saneouro executou 208 atividades de reconstituição de calçadas e recomposição asfáltica só no mês de julho. É como se, a cada dia, 6,7 ações deste tipo tivessem sido feitas pela empresa na sede e nos distritos.
No acumulado entre janeiro e julho de 2025, foram 2.175 serviços do tipo, o que equivale a 10,25 por dia. O grande volume, de acordo com o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini, pode ser explicado por dois motivos: a necessidade de modernização gradual dos sistemas de distribuição de água, cujas redes são antigas; e a implantação de novas redes de água e esgoto para que mais pessoas sejam beneficiadas. “O saneamento tem por característica ser feito debaixo do solo e sabemos que as obras, sejam elas de investimento ou de manutenção, representam um transtorno para a população, mas é preciso entender que é a característica do serviço que prestamos”, diz Bellini.
Ele conta que a reconstituição de calçadas e a recomposição asfáltica exigem matérias-primas diferentes e não são feitas pelas mesmas equipes responsáveis pelas manutenções e implantações de redes. Trata-se de profissionais com outro tipo de especialização. Por este motivo, os serviços não acontecem no mesmo dia das obras. “Estamos atentos às demandas dos moradores e, por isto, traçamos um plano de ação para conseguirmos agilizar e melhorar estas reconstituições e recomposições e, dessa maneira, minimizar os transtornos causados às comunidades”, conta.