O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Equipes do Instituto Habitat realizam operação de resgate de fauna no rio Ribeirão do Carmo

Equipes do Instituto Habitat realizam operação de resgate de fauna no rio Ribeirão do Carmo

Imagem: Instituto Habitat/Divulgação / Por: Marcos Delamore

Equipes do Instituto Habitat estão atuando no resgate da fauna do rio Ribeirão do Carmo, na cidade histórica de Mariana, na Região Central de Minas Gerais. O possível risco de contaminação do curso d’água ocorreu depois de um acidente envolvendo uma carreta, que transportava soda cáustica, na BR-356, em Ouro Preto, na segunda-feira (11).

A Prefeitura Municipal e as Defesas Civis de Ouro Preto e Mariana abriram um processo de investigação para apurar e acompanhar o caso, além de ações para minimizar a poluição da natureza e o impacto à população. Em ação conjunta com a Polícia Municipal Ambiental e Secretaria de Meio Ambiente, uma equipe composta por biólogos, veterinários, e auxiliares promovem a proteção, o cuidado e o direito à vida dos animais.

Por meio das redes sociais, o instituto divulgou imagens dos resgates e ressaltou as dificuldades do trabalho. “Sabemos o grande desafio e a alta mortalidade devido ao volume e o tipo do componente derramado. Proteger a vida e o nosso meio ambiente”, informou.

Conforme apurado pelo Jornal O Liberal Inconfidentes, o rio pode ter sido afetado após o acidente, que derramou, aproximadamente, 40 mil litros do produto químico. O impacto também fez com que o líquido fosse espalhado pela rodovia. Ademais, o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), destacou que a soda cáustica estaria sendo direcionada para o rio Ribeirão do Carmo e tendo a constatação de morte de peixes de espécies diferentes pelo Instituto Habitat.

“A Secretaria de Meio Ambiente fará o acompanhamento, a notificação e, posteriormente, será aplicada uma multa à empresa”, afirmou Juliano Duarte. Uma perícia está sendo realizada no local e equipes já estão em campo para realizar coleta e análises das amostras de água. O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Mariana (SAAE) atualizou os resultados das análises e informou que as amostras indicam um padrão anormal da qualidade da água. O monitoramento seguirá e, assim que os parâmetros estiverem normalizados, a prefeitura fará um novo comunicado. O alerta emitido informa que a água do Ribeirão do Carmo não deve ser utilizada para nenhuma finalidade, sob risco à segurança da população. O subsecretário da Defesa Civil de Mariana, André Machado, orientou a todos que evitem o uso da água até que novos comunicados sejam divulgados pelas entidades.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni