Imagem: Reprodução / Por: Marcos Delamore
A Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou a retomada da construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Rosário. A UBS ficou paralisada ao longo de uma década e precisa que sua estrutura seja restaurada e passe por adequações.
As obras da UBS Rosário estavam paralisadas, desde 2015, em decorrência da falta de investimentos e de recursos advindos do Governo de Minas. Após anos de espera, a administração pública publicou a abertura do processo de licitação e a aprovação do montante de R$1.995.562,16 (um milhão, novecentos e noventa e cinco mil, quinhentos e sessenta e dois reais e dezesseis centavos), junto à Câmara Municipal, para mudar a realidade dos moradores da comunidade.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), informou que o projeto de retomada das obras é fruto de um acordo com o Governo de Minas para a conclusão definitiva da unidade de saúde. “Onze anos de espera. Enfim, a comunidade do bairro Rosário terá a sua UBS. Essa obra é proveniente de recursos do Governo do Estado. À época, o Governo do Estado deixou de enviar recursos. Temos um compromisso com a saúde pública do município de Mariana. Fomos ao Estado, conseguimos o recurso e, finalmente, publicamos hoje a licitação para a conclusão definitiva das obras da unidade básica de saúde do bairro Rosário”, disse.
A expectativa é de que a UBS Rosário ofereça consultas médicas, vacinas, serviços básicos de saúde e de enfermagem, curativos, atendimentos e intervenções educativas sobre saúde.
Com o anúncio, a cidade histórica dispõe de mais um importante equipamento para a saúde pública, com o propósito de melhorar o atendimento e acolher a população local e da região, além de promover e garantir dignidade e cuidado aos marianenses que dependem desses serviços.