O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Festas tradicionais em Novo Bento Rodrigues e Paracatu reafirmam laços comunitários

Festas tradicionais em Novo Bento Rodrigues e Paracatu reafirmam laços comunitários

Shows, barraquinhas de comidas típicas, brinquedos para as crianças e celebrações religiosas movimentaram os novos distritos

Os meses de junho e julho foram movimentados nos novos distritos de Novo Bento Rodrigues e Paracatu, com a realização de festividades tradicionais, populares e religiosas. Os eventos fazem parte dos calendários culturais das comunidades e proporcionam momentos de lazer e integração.

Em Novo Bento Rodrigues, o mês de julho foi marcado por grandes festejos, como a tradicional festa julina. As comemorações contaram com barraquinhas de comidas típicas, apresentação da Quadrilha Arrasta Pé, do distrito de Santo Antônio do Acaiaca (MG), show de forró com JB Pancadão e, ainda, brinquedos para as crianças.

O evento integra a Festa de São Bento, realizada entre os dias 10 e 13 de julho. Já a programação religiosa contemplou momentos de oração, missas e procissões.

Ainda na comunidade, aconteceu, no dia 6 de julho, o 3º Encontro de Cavaleiros. O evento teve a presença de mais de 2 mil pessoas, incluindo comitivas da região, além das apresentações de três atrações musicais.

Já em Paracatu, os moradores celebraram, nos dias 14 e 15 de junho, a festa de Santo Antônio. A solenidade do padroeiro, uma das mais importantes da comunidade, neste ano, foi ainda mais especial, por ter sido comemorada pela primeira vez no novo distrito. Abrindo as comemorações, no dia 14, os fiéis participaram de momentos de oração, procissão da bandeira e levantamento do mastro. Após a celebração religiosa, aconteceu a festa junina da comunidade, com a participação da Quadrilha Pé de Moleque, de Ouro Preto (MG), e show do cantor Anderson Alves.

A programação também contou com as tradicionais barraquinhas de comidas e bebidas típicas e reuniu cerca de 500 pessoas. A Festa de Santo Antônio foi encerrada no dia 15 de junho com a celebração da missa, seguida da procissão com a imagem do padroeiro e a bênção dos pães.

As festividades, além de promoverem interação entre os moradores, contribuem para o fortalecimento dos vínculos de pertencimento nas comunidades. “A realização dos eventos promove a manutenção dos valores culturais e festivos, assim como fortalece valores com hábitos simbólicos dos seus moradores com os seus locais de moradia”, afirma Rafael Botelho, gerente-geral de Responsabilidade Social da Samarco.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni