Imagens: Neno Vianna/ PMOP / Por: Marília Mesquita/ Revisão: Victor Stutz
A comunidade de Maracujá, subdistrito de Amarantina, recebeu mais dois equipamentos públicos: um Ponto de Apoio de Saúde e a sede da Associação de Moradores foram entregues no sábado (2). As obras, financiadas pelo Instituto Arjon, foram realizadas em parceria com a Prefeitura de Ouro Preto. O valor investido foi de R$ 7 milhões.
“Maracujá é beneficiada por uma nova dinâmica, uma parceria entre o público e o privado, com uma mineração positiva e os resultados na qualidade de vida que nós todos buscamos”, destacou o prefeito Angelo Oswaldo. Com a entrega, a Secretaria de Saúde irá oferecer atendimentos médico e odontológico no espaço.
“Tínhamos uma pequena estrutura, sem acessibilidade e com apenas um banheiro dentro do consultório. Com o novo espaço, além da acessibilidade, temos o potencial de levar a equipe multifuncional e a equipe de saúde bucal”, reforçou o secretário de Saúde, Leandro Moreira. Os atendimentos médicos vão acontecer às segundas-feiras. Os odontológicos, nas terças e quintas-feiras. Às quartas e sextas-feiras, ocorre uma alternância de equipe, com profissionais como enfermeiro, fisioterapeuta e assistente social.
O posto de saúde possui dois consultórios médicos, além de salas de odontologia, vacinação, curativo e esterilização. Também possui banheiro acessível, almoxarifado, copa e depósito para material de limpeza. A sede da Associação de Moradores foi estruturada em sete ambientes, com sala de costura, sala de reuniões, recepção, copa, almoxarifado, banheiros e auditório.
Desenvolvimento e qualidade de vida
A ação soma-se a uma série de melhorias que estão sendo promovidas em Maracujá. Conforme o morador Helvécio Peixoto, a comunidade tem muito o que comemorar. “Maracujá está mil maravilhas, antes era rua de terra, agora temos calçamento. Também reformaram a nossa escola e temos posto de saúde”, reforçou.
Desde março, a Escola Municipal de Educação Infantil Ana Pereira de Lima está em funcionamento após a construção do novo prédio, completamente adaptado para as crianças. E, no último mês, começou a construção de um trevo na BR-356 que irá melhorar o acesso ao subdistrito. Todas as ações são frutos da mesma parceria.