Imagem: Marcos Delamore / Por: Marcos Delamore
Uma pesquisa, desenvolvida entre os anos de 2024 e 2025, traz à tona o patrimônio histórico e arquitetônico de Ouro Preto, apresentando os resultados de um estudo aprofundado acerca das cores originais das construções da Cidade Patrimônio Mundial. Um dos prédios históricos observados, durante a investigação, foi o Museu Casa dos Contos, que receberá os lançamentos do livro e do documentário “As cores originais – Um estudo sobre Ouro Preto”, no próximo dia 30, às 19h, no centro.
O projeto, que deu nome aos produtos elaborados, é conduzido pelo Instituto Avaliação, pela A Pique Arquitetura e Memória, e pelo Museu Casa dos Contos, com o apoio da Coordenadoria de Patrimônio Cultural (CPPC) e do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente (CAOMA) do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).
A pesquisa, contemplada pela Plataforma Semente, analisou as cores originais das fachadas das edificações de Ouro Preto, com destaque para as informações sobre a exploração e o uso da cal e de pigmentos minerais em Ouro Preto, além de orientações para a escolha dos tons das fachadas de imóveis do Centro Histórico a fim de garantir um equilíbrio e simetria estética, e salvaguardar a riqueza que concedeu à cidade o título de Patrimônio Mundial.
O estudo detalha a busca por identificar as cores, pigmentos e técnicas de pintura empregadas no decorrer da história de Ouro Preto, concedendo recursos e mecanismos para futuras ações de preservação e restauração do patrimônio histórico da cidade.
Parte da paisagem arquitetônica de Ouro Preto, o Museu Casa dos Contos foi edificado entre os anos de 1782 e 1784, abrigando, originalmente, a residência do negociante e contratador português, João Rodrigues de Macedo. Cinco anos após a sua construção, serviu de prisão nobre de Inconfidentes, como Cláudio Manoel da Costa. Ao longo de sua existência, foi sede da Administração e Contabilidade Pública da Capitania de Minas Gerais, Casa de Fundição e da Moeda, e de outros órgãos públicos.
Após um processo de restauração, o bem compõe o patrimônio do Ministério da Fazenda e contempla o Centro de Estudos do Ciclo do Ouro, a Biblioteca Luiz Camilo de Oliveira Netto e exposições documentais numismáticas da Casa da Moeda do Brasil e do Banco Central do Brasil. O espaço também abriga outros arquivos socioeconômicos e culturais de Minas Gerais.
Serviço
Lançamentos do livro e do documentário “As cores originais – Um estudo sobre Ouro Preto”
Data: 30 de julho, às 19h
Local: Museu Casa dos Contos, no Centro Histórico de Ouro Preto
A entrada é gratuita.