Imagem: Prefeitura de Ouro Preto/Divulgação / Por: Marcos Delamore
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto aderiu ao “Programa Mais Professores”, uma ação do Governo Federal e do Ministério da Educação (MEC). A iniciativa visa promover a valorização e a qualificação dos professores da educação básica.
Segundo a administração municipal, a seleção e convocação dos profissionais de educação para a rede municipal atenderá às novas diretrizes incorporadas pelo programa, tendo a Prova Nacional Docente (PND) como principal critério para contratação. A avaliação está prevista para ser aplicada no dia 28 de outubro de 2025.
“Podem se inscrever profissionais licenciados em cursos de formação de professores para a educação básica, inclusive aqueles que ainda não atuam na rede pública de ensino, mas que desejam participar de futuras seleções promovidas pelo município”.
Os professores serão convocados respeitando os critérios e a lista de classificação, obtida com base nos resultados da avaliação. Em Ouro Preto, para o ano letivo de 2026, as notas da prova serão aplicadas nos processos seletivos simplificados e concursos públicos para contratação de professores da educação básica, representando o mérito e o desempenho dos participantes.
A secretária municipal de Educação, Deborah Etrusco, detalhou o processo. “Ouro Preto aderiu ao Programa Mais Professores. A iniciativa garante mais qualidade para a educação municipal e valoriza quem faz a diferença nas salas de aula: os professores. As contratações para o ano letivo de 2026 serão feitas, exclusivamente, por meio das notas da Prova Nacional Docente”, informou.
A Prova Nacional Docente é desenvolvida pelo Ministério da Educação e avaliada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com o objetivo de consolidar a formação docente, estimular o ingresso de professores no ensino público e reconhecer os profissionais do magistério, viabilizando recursos e chances de progresso profissional contínuo. A iniciativa é fundamentada em cinco eixos: Seleção para o ingresso na docência; Atratividade para as licenciaturas; Alocação de professores; Formação docente; Valorização dos professores.