Imagem: Diogo Andrade / Por: Marcos Delamore
O Festival “Tudo é Jazz”, um dos melhores eventos de jazz do mundo, volta à cidade de Ouro Preto no mês de agosto. Com uma programação recheada de shows, oficinas culturais, cortejos e outras experiências, o evento reunirá mais de 10 artistas durante a semana de apresentações entre os dias 07 e 10, na Praça Tiradentes. Entre as atrações confirmadas estão Nando Reis, The Velvet Kings, Dixieland, Juarez Moreira Trio, Willian Evans Trio (EUA), Cliver Honorato, Filó Machado, Tributo a Ella Ella Fitzgerald e Dolores Duran com Izzy Gordon.
A curadoria do evento convida o público a refletir e experienciar o encontro entre a arte, a cultura e a música, promovendo um intercâmbio entre os mais variados estilos de jazz do Brasil e do mundo. A programação também vai contar com a presença de músicos e artistas da cidade histórica e da Região dos Inconfidentes, que podem se inscrever até o dia 20 de julho através do LINK. Os critérios avaliados são: qualidade artística e originalidade; relevância e adequação ao formato do evento; experiência prévia e portfólio; representatividade local e diversidade cultural, além de viabilidade técnica da apresentação. Os resultados serão divulgados até 28 de julho no site oficial do festival.
De origem ouro-pretana, o festival de música completa vinte e três anos de existência em 2025. Para celebrar essa comemoração especial, a Cidade Patrimônio Mundial recebe, no dia 08 de agosto, o cantor e compositor Nando Reis, no coração de Ouro Preto, a Praça Tiradentes. Segundo os organizadores, a combinação entre o artista e o palco de eventos históricos e importantes para a formação do país será um dos destaques da programação multicultural da festividade.
A presença de um dos expoentes da música brasileira na cidade histórica integra a turnê “Nando Hits”, lançada em 2023 para revisitar os momentos mais marcantes da trajetória de 40 anos do cantor. O repertório musical prevê os sucessos consagrados como “All Star”, “Luz dos Olhos”, “Por Onde Andei”, “Relicário” e muitos outros clássicos, concebidos por ele, Cássia Eller, Marisa Monte e Skank.
Além disso, o festival ganha duas parcerias importantes em 2025: a Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, e a operadora de telefonia Vivo. A intensa agenda tem a realização da New View Entretenimento e Comunicação e da Alce – Associação Livre de Cultura e Esporte. A apresentação é desenvolvida pelo Ministério da Cultura e pela Gerdau e patrocinada pela Vivo.
O Festival “Tudo é Jazz” tem entrada 100% gratuita e é fomentado por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais. Mais de 1.700 músicos do Brasil e do mundo, proporcionando a valorização de expressões culturais diversas e incentivando a circulação de artistas e grupos por meio de apresentações musicais e culturais.