O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Presença simbólica da deusa da Justiça

ITABIRITO PASSOU à Comarca, independente de Ouro Preto, aos 16 de março de 1927, e, o Dr. José Médici assumiu, como Juiz, aos 10 de Março de 1939, conforme registrado está no Jornal “O Pastor”, de 1939, página 06. O momento foi registrado pelo orador Dr. Itiberê Guimarães, sendo prefeito Antônio Marques da Costa.
Este fato de notável relevância, rememoro com respeito e satisfação, na expectativa de que em 2027, na comemoração centenária da Comarca emancipada, político administrativamente, algo de interessante já se encontrasse feito, como, por exemplo, uma estátua de pedra ou bronze, retratando a Deusa da Justiça, no dia da inauguração do Novo Fórum de Itabirito, cuja pedra fundamental já torcemos por ela.
O JUIZ DE DIREITO de Juiz de Fora, MG, Marcelo Piragibe, escreveu na revista Magis-Cultura, ano 2018, interessante artigo sobre “A Deusa da Justiça nas praças do Mundo”, com múltiplas fotos de notáveis representações da Deusa da Justiça, concretizada no bronze e na pedra, em épocas e municípios diferentes, conforme esta bela sequência visual: 
– “Alegoria da Justiça, ano 1537, no Museu de Luxemburgo, Alemanha; 
– Alegoria da Justiça, ano 1543, no Museu de Capodimonte, Nápoles, Itália; 
– Deusa da Justiça, Espanha, por Salvador Dali; Código de Hamurabi, 1792, Museu do Louve, França; 
– Deusa Maat, no Egito; Alegoria da Justiça, 1684, Florença, Itália; 
– Triunfo da Justiça, 1655, Holanda; Fonte da Justiça: Frankfurt, Alemanha; 
– Têmis, em Recife, Brasil; 
– A Justiça, estátua, no jardim Presidencial, em pedra;
– A Justiça, na Praça Tiradentes, Rio de Janeiro, Brasil; 
– A Justiça, em Cuiabá, Mato Grosso, Brasil; 
– A Justiça de Olhos Vendados, empunhando espada, e exibindo a Balança da Justiça bem simbolizada. 
Como arquétipo do inconsciente coletivo, a Justiça vem encarnada nesta figura feminina, bela, insinuante e até hoje o bom governo busca vincular-se à realização da boa justiça”.
A justiça é a principal virtude humana, como reflexo do poder divino, com imagens espalhadas pelo mundo inteiro, e, concebida, outrora, pelos grandes mestres da filosofia helenista (grega) que foram Platão e Aristóteles, tratada pelos cultos Santos: Tomás de Aquino (ano 1225) e Agostinho (Ano 354).
EM SUMA, o Município de Itabirito merece registrar um monumento da Estátua da Justiça, como exemplo maior de sua vocação pelo bem comum e pela valorização da Justiça, desde 1939. É uma ideia simples. “A Justiça precisa de solidariedade social, quando os indivíduos contribuem para o bem-estar coletivo e por isso tão importante para os administradores das coisas públicas” e perpetua no tempo, no espaço, a beleza palpável da Justiça, principal característica do Poder Divino.
A pintura encontrou sua máxima expressão em Gioto, Belini, Portinari, Da Vinci, Michelângelo, Rafael, Gogh, Picasso, Dali e outros. A escultura floresceu com Rodin, Bernini, Aleijadinho, Brecheret, Ceschiati, Vitalino, etc. Ambas as artes são expressões notáveis do talento universal que respeitamos e proclamamos.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni