A REVISTA “Veja Bem” do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, CBO, ano 2022, trouxe para seus associados e para todos nós, seus leitores assíduos, um conjunto de novidades que agradam à nossa vista e à nossa inteligência, ou seja, ao nosso conhecimento. É uma página de agradáveis e deliciosas curiosidades relativas à visão dos animais. A curiosidade que senti, desejo transmiti-la a todos vocês, leitores desta Coluna “A Cidade e eu”, conforme passo a expor a seguir, resumidamente:
– AS AVES têm uma visão aguda. Aves noturnas enxergam bem quando NÃO há luz, enquanto que as diurnas veem os tons de cores e luzes ultravioletas que os humanos não podem ver.
– As cobras não enxergam bem, mas, durante a noite, podem ver a radiação térmica 10 vezes melhor que os dispositivos infravermelhos modernos. Durante o dia, elas reagem ao movimento. Se a presa se move, ela sabe.
– Cada olho do rato se mexe separadamente e, por isso, eles veem duas imagens ao mesmo tempo. Para eles, o mundo é borrado, lento e com tons azulados e verdes.
– Para as vacas, os pastos não são verdes. Em geral, elas veem mais o laranja e o vermelho. Em compensação, elas percebem tudo de um jeito maior.
– Os cavalos têm olhos laterais, o que os ajudam a proteger dos perigos. A desvantagem é que eles nem sempre veem o que está na sua frente.
– As moscas têm olhos compostos. É como se tivessem milhares de pequenos olhos que formam apenas uma imagem. Elas veem a luz ultravioleta e tudo lhes parece mais lento.
– Os tubarões não enxergam as cores, mas sua sensibilidade debaixo d’água é muito mais forte que a dos humanos.
– Os lagartos conseguem mover cada olho separadamente e são capazes de ver tudo em 360º.
– As borboletas têm uma visão fraca, mas conseguem ver cores que os humanos não veem e enxergam a luz ultravioleta.
A percepção das cores depende dos tipos de pigmentos na retina. Segundo especialistas, a percepção das cores pelos animais depende os tipos de pigmentos na retina. Nos seres humanos e nos outros primatas, há três pigmentos – o verde, o azul e o vermelho – o que permite a visão do vermelho ao violeta.
– Muitos insetos, aves, répteis e peixes têm um pigmento extra, para a luz ultravioleta, e por isso enxergam coisas que para os humanos são invisíveis.
– Mamíferos, como gatos e cachorros, são daltônicos, porque possuem só dois pigmentos – o verde e o azul. Eles veem, portanto, menos cores, mas estão adaptados para a vida noturna, que exige mais atenção às formas do que aos tons.
– Os únicos bichos que enxergam em preto e branco são os que possuem um único pigmento, como os peixes abissais, que vivem em locais de baixíssima iluminação, onde não há cores para serem vistas. (Fonte: Portal Incrível.Club e Revista Super Interessante).
ENFIM, é importante que nós humanos, mantenhamos os olhos limpos evitando tocá-los com as mãos, e, que não fiquemos em frente ao computador e demais telas por muito tempo. É importante que façamos intervalos, olhando fora da visão do monitor do computador. Para a boa e perfeita visão é preciso cuidado constante. É melhor prevenir que remediar.