Lucas Porfírio
Com informações do Estadão
A Organização Mundial da Saúde (OMS), nesta sexta-feira (05/05), declarou o fim da emergência de saúde pública da pandemia do Coronavírus. O alerta de nível máximo havia sido decretado pela instituição em janeiro de 2020.
A notícia chega após os especialistas da Organização concluírem que o vírus não representa mais uma ameaça internacional. Sendo assim, a crise é oficialmente declarada como encerrada. “É com grande esperança que declaramos que a covid-19 não é mais uma emergência global”, afirmou o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom.
A Pandemia de covid-19 é a maior crise sanitária do último século. Ela devastou o mundo e matou, oficialmente, 7 milhões de pessoas. No entanto, a OMS estima que a doença fez mais de 20 milhões de vítimas.
A mudança do alerta global ocorre, principalmente, por causa do avanço da vacinação. Segundo o diretor-geral, houve a queda do número de casos da doença e mortes no último ano, o que diminuiu a pressão sobre os sistemas de saúde. Vale destacar que a vacina contra a covid-19 foi desenvolvida em tempo recorde, com as primeiras doses sendo aplicadas em dezembro de 2020.
Apesar de ter decretado o fim do alerta, não significa que a pandemia tenha acabado. Conforme explicou Tedros, a covid não deixou de ser uma “ameaça à saúde global”. “Esse vírus veio para ficar. Ainda está matando e ainda está mudando. Permanece o risco do surgimento de novas variantes que causam novos surtos de casos e mortes”, completou o diretor da OMS.