Geleia de Pimenta Biquinho de Bento Rodrigues. Imagem: Acervo IGMG
Por: Victória Oliveira
A tradição da jabuticaba de Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, e o sabor marcante da geleia de pimenta biquinho de Bento Rodrigues, distrito de Mariana, ganham reconhecimento oficial no cenário estadual nesta semana. A assinatura do Laudo de Delimitação Geográfica dessas novas Indicações Geográficas (IGs) mineiras acontecerá durante o 4º Fórum Regional de Diversificação Econômica de Minas Gerais (FRDE | MG), realizado nesta quarta (25) e quinta-feira (26), em Belo Horizonte.
A assinatura do será o destaque da abertura do evento, e representa mais um marco no caminho da valorização de saberes e sabores dos distritos de Ouro Preto e Mariana. Essa conquista, no entanto, começou a ser celebrada ainda em março deste ano, quando produtores locais e instituições se reuniram em Ouro Preto para o anúncio oficial da inclusão desses dois produtos no processo de reconhecimento como IGs.
As Indicações Geográficas são certificações concedidas a produtos que carregam uma forte identidade com o território onde são produzidos. Mais do que um selo de qualidade, elas funcionam como uma ferramenta de desenvolvimento local. Com o registro em andamento, os dois produtos ganham novas possibilidades de comercialização e projeção, além de estimular o cooperativismo, a permanência da população no campo e o fortalecimento de uma economia baseada em identidade.
A cerimônia de assinatura será na sede do Sebrae Minas (Av. Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada). O evento é gratuito e reunirá especialistas, empresários e representantes de diversos setores para discutir alternativas sustentáveis de geração de renda em regiões historicamente ligadas à mineração. É necessário, no entanto, se inscrever pelo site do evento (www.forumregionalmg.com.br).
Um dos destaques da programação é a palestra do diretor do Instituto INOVATES, Anselmo Buss, que acontece no dia 26, às 11h, com o tema “Movimento IGMG e Gestão de Impactos no 4º FRDE | MG”. “O tema IGs foi apresentado pela primeira vez na segunda edição do FRDE em Conselheiro Lafaiete e foi instantaneamente abraçado pelos participantes culminando na criação do Movimento IGMG. E, na sequência, com o apoio da Samarco na estruturação das duas primeiras IGs da Região dos Inconfidentes e na articulação para várias outras. Nesta edição do FRDE estaremos novamente expondo o tema, agora apresentando os resultados até então alcançados e as novidades deste movimento!”, afirmou Anselmo.
O Fórum é realizado pela Federaminas, em parceria com o Sebrae e apoio de instituições como Invest Minas, BDMG, Governo de Minas Gerais (SEDE e SECULT). Conta ainda com patrocínio das empresas Samarco, Vale, Cedro Mineração e Amisa.
Anselmo Buss, um dos palestrantes do evento. Imagem: Acervo IGMG