O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Viver é lutar sempre!

Por João de Carvalho
COMO dói no empregado ouvir, repentinamente, esta frase, que mais parece um “anátema” que uma ordem: Você está despedido, não preciso mais do seu trabalho. Passe na sessão pessoal para acerto de seus direitos (quando se acertam os direitos).
Este é um veredito que nenhum operário ou serviçal gostaria de ouvir. Num mundo onde há um bilhão de desocupados é duro escutar esta sentença do patrão.
Parece que o mundo desaba sobre a cabeça da vítima. E agora o que vou fazer? Onde vou arranjar emprego? Para quem apelar? Terei que enfrentar novos testes? Terei que concorrer? A possível oferta de salário corresponderá ao meu? Como vou atender às minhas obrigações de chefe de família? “Os milagres acontecem às vezes, mas é preciso trabalhar constantemente para que aconteçam”.
A ANSIEDADE aumenta, sobretudo quando o desempregado tem família, máxime quando numerosa e os dependentes são todos menores. Gente que depende daquele salário do pai. O que sente uma pessoa nesta situação? Raiva? Ansiedade? Aflição? Preocupação? Susto? Medo? Humilhação? Ou tudo isto e muito mais! É uma situação realmente difícil, chegando às vezes às raias do desespero. Entretanto, é preciso confiar, é preciso levantar o ânimo, é preciso buscar novos caminhos. Muitas vezes a dispensa do emprego desperta a consciência da versatilidade e do poder de busca de um operário. É preciso acreditar na própria capacidade e partir para outra situação, talvez melhor, que vai tirar a pessoa da fossa.
A vida é luta renhida que jamais poderá abater os fortes. E forte é aquele que dá um passo à frente. É aquele que descobre novos caminhos e se lança neles, amparado pela própria audácia e pela confiança em Deus. O que não se admite nestas situações que, aliás, milhares de pessoas passam, é a entrega, o desânimo, a passividade. O fim de um emprego não é o “fim” simplesmente, pode ser o começo de uma nova situação, que projetará uma nova vida. É assim que se deve pensar, ir à luta de peito aberto e mangas arregaçadas. Com decisão, com força de vontade, com espírito de trabalho verdadeiro, é possível enxergar bem visível uma forte luz no fim do túnel. Avante, um novo dia chegará!
ENFIM, um novo ano se abre à nossa vida, despertando em nós a ânsia de grandes conquistas. As dificuldades também tentam subjugar as pessoas, mas, na verdade, são passíveis de serem vencidas. Os problemas não são eternos, mas passageiros. São passíveis de serem enfrentados, combatidos e com perseverança e esforço serão vencidos.
Não estamos sozinhos neste mundo, há forças espirituais que nos empurram para a vida. É preciso ter fé, disposição e espírito de luta. Deus permite o mal; mas dá força ao ser humano para combatê-lo e vencê-lo. A Bíblia, amplamente conhecida por nós, nos ensina isto através de Jó. Não estamos sós nem desamparados. Vamos lutar com confiança e perseverança.
“Fracasso é a oportunidade de se começar de novo inteligentemente” (Henry Ford).

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni