O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Como lembrar dos entes queridos?

O PAPA ATUAL tem uma visão clara e ampla dos problemas modernos. Contestado por alguns, mas sempre amado por muitos. Esta situação faz parte do jogo democrático, também espiritual. “Toda unanimidade é burra”, insensata, perigosa e, sobretudo absurda, já afirmava Nelson Rodrigues. Eu comungo esta ideia.
Quando leio sobre o desempenho ministerial, sacerdotal, pontifício, de Mário Bergólio, aquieta meu modo de pensar, porque é humanamente impossível agradar a todos, todo o tempo! 
Somos humanos, e, como tais, sujeitos aos percalços da vida, especialmente quando se trata de cargo (missão) de direção espiritual. A infalibilidade só é aceita, quando se trata de dogmas de fé, determinada “ex-catedra” para os fiéis específicos de sua grei, seu rebanho, seus súditos, sua igreja!
HOJE QUERO, convencido, mostrar a visão real, objetiva do sentido da morte, e, seu valor descrito pelo extraordinário Papa Francisco, quando assim escreveu sobre o dia de Finados:
“O ser humano é estranho… 
Briga com os vivos e leva flores para os mortos;
Lança os vivos na sarjeta e pede um bom lugar para os mortos; 
Se afasta dos vivos e se agarra desesperado quando estes morrem;
Fica anos sem conversar com um vivo, e se desculpa, faz homenagens, quando este morre; Não tem tempo para visitar o vivo, mas tem o dia todo para ir ao velório do morto; critica, fala mal, ofende o vivo, mas o santifica quando este morre. Não liga, não abraça, não se importa com os vivos, mas autoflagela quando estes morrem…
Aos olhos cegos do homem, o valor do ser humano está na sua morte e não na sua vida.
É bom repensarmos isto enquanto estamos vivos” (Papa Francisco).
EM CONCLUSÃO, diante destas sábias, realistas e verdadeiras mensagens, revejo os ensinamentos de Santo Agostinho, quando escreveu:
 
“A morte não é nada, Eu somente passei para o outro lado do Caminho. Eu sou eu, vocês são vocês. O que era para vocês, eu continuo sendo. – 
Me deem o nome que vocês sempre me deram, falem comigo como vocês sempre fizeram – 
Vocês continuam vivendo no mundo das criaturas, eu estou vivendo no mundo do Criador. – 
Não utilizem um tom solene ou triste, continuem a rir daquilo que nos fazia rir juntos. Rezem, sorriam, pensem em mim. Rezem por mim. – 
Que meu nome seja pronunciado como sempre foi, sem ênfase de nenhum tipo. Sem nenhum traço de sombra ou tristeza. – 
A vida significa tudo o que ela sempre significou, o fio não foi cortado. Por que eu estaria fora de seus pensamentos, agora que estou apenas fora de suas vistas? – 
Eu não estou longe, apenas estou do outro lado do caminho… Você que aí ficou, siga em frente, a vida continua, linda e bela como sempre foi”.

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni