NATAL é a festa da família porque representa a união de todos, dentro dos lares do nosso Brasil. O Nascimento de Jesus é o grande motivo das comemorações.
Este dia 25 de Dezembro, faz-nos recordar dos símbolos natalinos, como: “A Missa do Galo, os reis Magos, a Estrela, a árvore de Natal, o presépio, os sinos das igrejas que celebram o encontro com Deus-menino, as velas vermelha e azul, a troca de presentes, a ceia comemorativa”.
Tudo isto é importante, mas o mais importante é reviver o nascimento de Cristo, em nós, trazendo-nos sentimentos bons, energias positivas, força para vencer as adversidades, coragem para enfrentar as lutas do dia a dia. Cristo agindo em nós!
NA NOITE de 31 de dezembro de 2021, para 1º de janeiro de 2022, cada um de nós será portador de duas mensagens: um ano que termina e um ano que surge. Na voragem do tempo, desaparece para sempre, o ano de 2021. Com ele devem morrer os nossos desenganos, contratempos, fracassos, tristezas, dúvidas, incertezas, preocupações, erros, pecados, inseguranças, mazelas e tudo que for negativo. Uma nova aurora raiando no horizonte. Um novo ano surgindo, 2022. Nascem com ele as nossas esperanças, alegrias, expectativas, virtudes, segurança e tudo que de positivo se pode desejar para o porvir.
Neste período impõe-se uma retrospectiva daquilo que teve maior impacto ou que de mais forte aconteceu no ano que passou. Um balanço para se apurar o que de verdadeiro, nobre, pode ficar para cada um de nós e que nos possa acompanhar no ano que se inicia. Olho para trás e vejo, com desagrado: a tristeza das famílias que perderam seus entes queridos para essa pandemia de Coronavírus que assola o nosso Planeta, o sofrimento do povo da Etiópia, as guerras racistas sul-africanas, os desentendimentos entre Judeus e Palestinos, as desavenças entre americanos e iraquianos, os fracassos das conversações de Paz no Oriente Médio, os desastres aéreos, os ataques fratricidas religiosos, os tremores de terra, os vendavais destruidores, a poluição dos rios, os desmatamentos desenfreados, a destruição da fauna e da flora, as enchentes calamitosas, os assaltos, os sequestros, os incêndios, os atentados, as corrupções, os estupros, os homicídios, as revoltas dos presídios, os acidentes de trânsito, os atentados, as erupções vulcânicas, o descongelamento polar, o desentendimento, o ódio, a injustiça, a inveja, enfim, tudo aquilo que, de qualquer maneira feriu a vida do ser humano que vive sobre a Terra.
Quando olhamos para frente, para 2022, um raio de luz se projeta no nosso coração. O panorama então muda. Para melhor. Pra mais confiança. Para maior alegria. Para a formação de uma nova mentalidade. A expectativa de dias melhores povoa nossas mentes. O desejo de acertar mais, a vontade de corrigir o que foi errado, a esperança de que novos dias trarão mais sensação de vitórias e de conquistas. Os pensamentos nobres se localizando. O ar parece mais respirável. O horizonte se despoluindo. O Planeta menos doente. A paz parece possível. A vida renasce com mais entusiasmo. Os desafios parecem mais fáceis. As pessoas planejam mais aproximação. Haverá trégua na guerra. Haverá Paz.
O IMPORTANTE é que cada um lute com tenacidade na busca de seus objetivos. Novas metas, para melhores dias devem ser colocadas à nossa frente. Novos valores devem ser revistos e buscados com segurança e fé. O ideal deve ser perseguido com coragem e raça. O importante é que todos lutem por tempos melhores, por melhores condições de vida, saúde, higiene e trabalho. Que se varram da face da Terra: A guerra, a fome, os Vírus mortais, as enfermidades, as favelas, as discórdias!… Que se implantem: o amor, a igualdade, a saúde, o bem, a concórdia, a fraternidade, a paz! Que Deus ouça o nosso clamor e bendiga as nossas reinvindicações.
Que 2022 seja para todos, um ano de graças e felicidade, paz e amor!