O Liberal
Últimas Noticias
A Cidade e Eu
3 min

Como preservar a visão dos jovens

ESTAMOS vivendo num mundo em grande transformação, em todos os campos do Saber humano. A natureza parece revoltada com as atitudes do homem moderno. Grandes secas, enormes incêndios, calor em plena ascensão, chuvas torrenciais, enchentes devastadoras, derretimento incontido dos polos, especialmente do norte, poluição do ar em alta escala, queimadas destruindo os “habitats” humano e animal. As doenças castigando o ser humano de várias maneiras e intensidade, cujo exemplo mais atual é a Pandemia do Coronavírus, que somente no Brasil já ceifou a vida de mais de 600 mil pessoas, fazendo-nos esquecer de outras doenças de grande potencial mortal, mas que existem e perseguem-nos todos os dias, em toda parte! A fome ronda especialmente as camadas mais pobres da nossa Nação, sem perspectivas de emprego e alimento suficientes para sua proteção sanitária ou até mesmo vital.
ENQUANTO tudo isto acontece, há jovens ou mesmo crianças com “exposição excessiva às telas de televisores que podem prejudicar, no mínimo, a visão dos usuários”, isto sem considerar os prejuízos escolares provenientes desta falha visual. Como prevenir esta visão em crianças e jovens? Para responder a esta pergunta, procurei ler a revista “Veja Bem” do Conselho Brasileiro de Oftalmologia, ano 2021, nº 34, página 21, que em muitos e bem expostos artigos, legaram-me esta preciosa e atual informação, cujo conteúdo se resume assim:
“- Monitore o tempo que (a criança) passa junto à tecnologia;
– Verifique a iluminação do ambiente onde o computador ou o celular está sendo usado;
– Mantenha a tela do computador limpa;
–  Certifique-se de que o monitor esteja a uma distância adequada. O ideal é que esteja a 50 cm. do usuário;
– Ao notar que a criança está com dificuldade para enxergar, ou seja, aproxima o rosto da tela ou ‘aperta’ os olhos para ver melhor, não hesite em consultar um médico oftalmologista.”
A gente sabe e tem constatado que o tempo de uso das telas aumentou exponencialmente durante o período mais crítico da pandemia, anos 2020/2021, sobretudo pelo uso dos celulares e computadores.
A Organização Mundial da Saúde, OMS, publicou um Manual de Recomendações quanto ao tempo de tela, atividades físicas e até de sono especialmente para as crianças de menor idade.
ENFIM, é muito importante que se evite qualquer trauma ocular, nas crianças menores, sem jamais descuidar dos jovens “teens”, que se autojulgam mais independentes, donos do mundo técnico moderno e contemporâneo, usando, sem controle, aparelhos ultramodernos e computadores de alta tecnologia “sem controle de tempo”, ultrapassando os limites que protegem a saúde, a visão, a resistência do corpo.
O Bom senso deve ser usado constantemente!

Todos os Direitos Reservados © 2024

Desenvolvido por Orni