É IMPORTANTE que o candidato a um cargo eletivo – Prefeito, Vice, Vereador – se mantenha bem informado sobre problemas que exigem solução, numa cidade como Itabirito, que é dinâmica, escolarizada e muito ativa comercialmente. Por isso deve ele se valer de um “Clipping” (seleção das principais notícias do dia) para se apresentar com conhecimento de causa, para o seu possível eleitor.
Não vivemos mais naquela velha e surrada política de fala no ouvido, sem proposta que mostre um fim objetivo e possível em sua campanha. O eleitor está atento à fala vazia, sem nexo, nem objetivo claro e viável, pra quatro anos de solução dos problemas municipais.
UM CANDIDATO prevenido vale por dois. A prevenção exige conhecimento, boa comunicação e convicção no expositor de problemas que uma Cidade precisa. Foi-se a época do “blá-blá-blá”, que aliciava o eleitor de outrora. O bom candidato, dizem os melhores orientadores partidários, deve elaborar um bom banco de dados, a fim de se defender de eventuais acusações sobre temas e posicionamentos polêmicos que mobilizam a população em suas grandes e múltiplas necessidades. As propostas – claras, viáveis, necessárias e possíveis – valem muito mais que ataques. Ninguém vive de promessas, mas, sim, de realizações que tenham base na capacidade real da arrecadação monetária municipal.
O candidato prevenido, concorrente, esclarecido, tem boa munição de argumentos para enfrentar afrontas contra ele provocadas. Especialmente quando não há fundamento. Com isto ele sempre evitará ou desmantelará “golpes baixos” contra a sua candidatura. Para isto, deve se conscientizar de que “o improviso gera risco” à sua candidatura. Ao levar sua imagem à população, é preciso que, humildemente ouça a opinião que o povo, os eleitores têm dele, sobretudo a respeito de sua pessoa e de sua candidatura. A pessoa simples, entusiasmada, comunicativa, tem sempre vantagem e preferência do eleitor.
O candidato inteligente sabe de cor suas propostas em benefício do Município (cidade e distritos) a fim de comunicar-se com o eleitor, seja ele idoso, jovem, homem ou mulher; seja ele pessoa simples, culta, rica ou pobre. O voto não tem cara. O voto tem valor. Aliás, o mesmo valor eletivo, quando digitado nas urnas.
O bom e desenvolto candidato é aquele que gasta a sola do sapato e saliva, quer nos contatos pessoais, quer nas visitas aos bairros. Hoje, as redes sociais ocupam lugar privilegiado de Comunicação. Saber usá-las devidamente rendem votos, com certeza! O palanque eletrônico se tornou uma prioridade na comunicação, ao lado de bons jornais.
“O LIBERAL” na nossa região não desapareceu durante a pandemia. Todas as semanas, na sexta-feira, registramos sua presença em Ouro Preto, Mariana e Itabirito. Se puder, mantenha sua imagem e sua mensagem na imprensa escrita.
Diz um grande comunicador, Luiz Felipe Baleia Tenuto Rossi, que, entre outras atitudes, “Busque o apoio de líderes naturais na comunidade, alguém que exerça liderança, que seja respeitado e ouvido pelas pessoas, pois eles são agentes multiplicadores de voto”. Do voto que você precisa para vencer, dia 15 de Novembro!