Entre os dias 26 e 28 de maio acontece a Semana do MEI 2025. Imagem: Comunicação/Prefeitura de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Nesta semana, entre os dias 26 e 28 de maio, acontece a Semana do Mei 2025, uma iniciativa da prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Diversificação Econômica, Tecnologia e Inovação. O evento é uma parceria com o SEBRAE-MG e com a Casa Mineira do Empreendedor e contará com uma programação voltada para a capacitação dos pequenos e médios empreendedores locais.
Durante o evento também acontecerá mais uma edição do MultiplicAção, projeto para levar o atendimento da secretaria e de instituições parceiras a diversos bairros do município. A programação começa na segunda-feira (26) com a roda de conversa com barbeiros e cabeleireiras, com o tema “Negócios da Beleza: como crescer, lucrar e impactar com propósito”, das 09h às 11h, na Casa do Empreendedor/HUB.
Já na terça-feira (27), a programação contempla a palestra com grupo de artesãs, com o tema “Benefícios da formalização para o seu negócio”, das 13h às 15h, também na Casa do Empreendedor/HUB. Na quarta-feira acontece o MEI Itinerante, das 9h às 16h, em frente ao Centro de Convenções de Mariana.
O MultiplicAção será realizado também na quarta-feira com o apoio do SINE Mariana, do SAAE e da ACIAM/CDL, oferecendo uma série de serviços gratuitos à população, são eles:
No Ponto do MEI, os participantes poderão formalizar CNPJ, emitir a guia DAS, declarar faturamento anual, negociar dívidas, emitir nota fiscal e até encerrar CNPJ. O SEBRAE também estará presente orientando os empreendedores locais, apresentando soluções específicas para pequenos negócios.
Já a ACIAM/CDL disponibilizará consulta ao SPC (Serviço de Proteção ao Crédito), auxiliando na regularização financeira. Já o SINE Mariana oferecerá suporte para a Carteira de Trabalho Digital, incluindo ajuda para instalar o aplicativo, recuperar senha e desbloquear a verificação em duas etapas do GOV.BR.
O programa Emprega+ Mariana facilitará o acesso ao mercado de trabalho, com criação de senha para a plataforma, cadastro de trabalhadores, busca de vagas compatíveis e inscrições diretas. Por fim, o SAAE prestará atendimento geral, tirando dúvidas sobre serviços, emitindo segunda via de contas e resolvendo demandas relacionadas à água e esgoto.