O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
3 min

Prefeito de Mariana prioriza a inclusão do município no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Prefeito de Mariana prioriza a inclusão do município no programa “Minha Casa, Minha Vida”

Minas Gerais terá pouco mais de 9.600 unidades do programa. Imagem: Tomaz Silva/ Agência Brasil

Por: Amanda de Paula Almeida

Durante coletiva de imprensa realizada na manhã da última quinta-feira (22), o prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), defendeu que a inserção do programa “Minha Casa, Minha Vida” no município é uma prioridade da sua gestão. O novo ciclo do programa, lançado pelo Ministério das Cidades na Portaria nº 488, inclui cidades com mais de 50 mil habitantes em todo o país. Para a meta destinada ao cadastro habitacional, deverá ser observado o teto de contratação de unidades habitacionais por município, definido conforme porte populacional, e a meta por UF, distribuída a partir do déficit habitacional local.

Em Minas Gerais, apenas 9.693 unidades estão disponíveis para municípios elegíveis, apesar de ser um estado com grande número de cidades. “Muitas cidades vão ficar de fora, mesmo que pleiteiam, mas a gente vai fazer o nosso dever de protocolar e depois fazer nosso papel político, né? Porque quando a demanda é maior que oferta, acaba sendo uma demanda e uma aprovação política”, afirmou o prefeito, destacando que a aprovação depende também de articulação com o governo federal. “Se eu precisar ir 20 vezes a Brasília, eu vou, mas a gente precisa diminuir o déficit de moradias do município de Mariana”, completou.

Terreno do antigo “Nova Mariana” é aposta para o programa

O local cotado para receber o “Minha Casa, Minha Vida” é o antigo residencial “Nova Mariana”, projeto paralisado em gestões anteriores devido a questões na infraestrutura. Segundo Juliano Duarte, o município já tem recurso para resolver os problemas estruturais do local: “André [Bélico, secretário de obras] já vem trabalhando na atualização de planilhas, de projetos para licitar para dar continuidade”, explicou.

Como somente uma parte do antigo residencial “Nova Mariana” poderá ser contemplado com o programa “Minha Casa, Minha Vida”, a prefeitura confirmou que o restante da área será destinado a outros projetos próprios do município. “Uma das partes dele vai ser utilizado para o ‘Minha Casa, Minha Vida’ e o município vai trabalhar uma outra modelagem de construção de residências naquela região”, finalizou o prefeito.

Juliano Duarte divulgou a intenção sobre o programa “Minha Casa, Minha vida” em coletiva de imprensa no dia 22 deste mês. Imagem: Amanda de Paula Almeida

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni