O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
4 min

Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato tem representante de Ouro Preto como campeão

Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato tem representante de Ouro Preto como campeão

Imagem: Arquivo pessoal / Por: Marcos Delamore

No último fim de semana, um atleta de Ouro Preto colocou o nome do município em destaque e conquistou o lugar mais cobiçado no pódio do Campeonato Brasileiro de Esportes de Contato. O evento esportivo foi realizado na cidade de Vitória, no Espírito Santo, e reuniu 350 competidores, de sete estados do país, para disputar medalhas em três modalidades: boxe, kickboxing e brazilian grappling.

Delber Paranhos foi o único representante do município mineiro e vencedor da categoria Brazilian Grappling. A disputa consagrou as principais instituições esportivas da modalidade e que compõem a Seleção Mineira, coordenada pela Associação Mineira de Esportes de Contato (AMEC).

Fundada em 2004, na cidade de Mariana, em Minas Gerais, há cerca de 15 km de Ouro Preto, a AMEC é formada por 46 academias associadas e busca promover o esporte de artes marciais a nível regional e nacional. A instituição também fomenta e realiza um projeto de cunho social, sem custos, para o aprendizado e desenvolvimento das práticas marciais.

Na edição atual do campeonato brasileiro, as equipes que representaram o Estado de Minas Gerais na disputa foram as Escolas CTM e SF Artes Marciais, Dojo Ookami, Equipe Sena Gym e Paranhos Team. A forte presença e consistência dos trinta e seis atletas de Cambuí, Conselheiro Lafaiete, Mariana, Mário Campos, Ouro Preto e Paraopeba destacam a excelência técnica e o espírito esportivo em competições de alto nível.

Com vitórias e participações em inúmeras competições mundo afora, Delber Paranhos é nascido em Vila Velha, no Espírito Santo, mas tem uma linda trajetória e relação com a cidade histórica. Ao longo de seus 34 anos, ele é atleta profissional de MMA, treinador de Boxe, MMA e de Wrestling. Além disso, é faixa preta em Kickboxing e em Brazilian Grappling, e faixa roxa de Jiu-Jitsu.

O atleta explicou a sensação de ser campeão e citou a ausência de investimentos na modalidade. “Foi uma experiência como sempre. Cada luta é um aprendizado novo. É difícil ser atleta em nossa região, pois não temos apoio e todo investimento é por conta própria”, declarou.

De Ouro Preto para os principais e consagrados cenários de artes marciais do mundo. A experiência de Paranhos vai muito além do cenário mineiro ou nacional, ele já treinou atletas de renome e participantes de grandes eventos internacionais, como a liga esportiva ONE Championship ou ONEFC. De acordo com o atleta, ele teve a honra de aprender boxe cubano e de treinar com iranianos que são referências no esporte. “Tive o prazer de aprender o boxe cubano com o coordenador e treinador de MMA Yusmanis Despagne. Treinei, por 3 anos, com os iranianos Shain e Poya”, afirmou Delber.

O resultado positivo da participação de Delber no campeonato, rendeu a ele a classificação em duas novas competições. Em agosto, no Evento Internacional na cidade de Suzano, São Paulo, e em novembro, a World Cup WTKA 2025, na cidade de Perino Moreno, na Argentina. A próxima luta de Paranhos será no dia 19 de junho, em Mogi das Cruzes, em São Paulo, pelo campeonato profissional de MMA.

A equipe da AMEC, em nota oficial, reconheceu os esforços dos atletas e ressaltou o propósito de promover e incentivar o esporte. “Registramos nosso profundo agradecimento a todos os atletas, que competiram com garra, dedicação e espírito esportivo. Cada conquista é fruto do esforço e da paixão de vocês. Sem esse comprometimento, nada disso seria possível. Estendemos nossa sincera gratidão aos pais e responsáveis, que acompanharam seus filhos nessa jornada, oferecendo apoio, incentivo e confiança. Seguimos firmes no propósito de incentivar o esporte como ferramenta de transformação, promovendo disciplina, valores e oportunidades. Nosso compromisso é continuar abrindo caminhos para o futuro dos nossos alunos por meio da prática esportiva”.

O atleta agradece a todos os patrocinadores, Help Recursos, Otavioccsilva, Grupo 3t, AMEC e Prefeitura Municipal de Mariana, que colaboraram com a participação da equipe no Campeonato Brasileiro, e enfatiza a importância do apoio para que a categoria continue exercendo o trabalho na região.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni