O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
4 min

Itabirito decreta emergência em saúde pública e intensifica vacinação contra gripe

Itabirito decreta emergência em saúde pública e intensifica vacinação contra gripe

Imagem: Prefeitura de Itabirito / Por: Victória Oliveira

Vacinação contra gripe terá reforço neste sábado (24) e UBSs terão atendimento ampliado para enfrentar alta nos casos respiratórios

Diante do aumento expressivo nos casos de doenças respiratórias e da sobrecarga na rede pública de saúde, a Prefeitura de Itabirito decretou situação de emergência em saúde pública. A medida foi publicada no último domingo (19), por meio do Decreto n° 16.361, e terá validade de 60 dias e busca ampliar a capacidade de resposta do município frente ao atual cenário epidemiológico. Como parte dessas ações, neste sábado (24) haverá vacinação contra a gripe na Praça do Centenário.

Com o decreto, a Secretaria de Saúde está autorizada a realizar a aquisição emergencial de bens e serviços, além de contratar profissionais de saúde e implementar outras ações imediatas para garantir o atendimento à população.

A decisão ocorre em um momento de forte pressão sobre o sistema municipal: somente em maio, mais de 12 mil atendimentos foram registrados na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enquanto o Hospital São Vicente de Paulo, referência local em internações pelo SUS, opera com superlotação. No primeiro trimestre do ano, o município já havia registrado um aumento de 33% nas internações hospitalares.

“Este decreto permitirá que o município trabalhe com mais agilidade, dando celeridade às medidas urgentes para otimizar os atendimentos em toda a rede pública. A população precisa de assistência neste momento e é para isso que estamos trabalhando”, afirmou o prefeito Elio de Matta. Entre as medidas anunciadas estão a ampliação dos horários de atendimento em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e o reforço nas ações de imunização.

A vereadora Rose da Saúde também demonstrou preocupação com o atual cenário e defendeu a criação de um espaço específico para acolher o público infantil. “Me preocupo com essa crise respiratória que tem acontecido em toda Minas Gerais, e especialmente com as crianças. Inclusive, é um pedido que eu tenho feito na Câmara sistematicamente: que possamos arranjar um meio de criar um Centro de Atendimento Infantil em Itabirito, principalmente por causa desses períodos, tirando as crianças do atendimento da UPA, uma vez que ela está sempre tão cheia”, comentou em conversa com o jornal.

Segundo ela, há expectativa de reforço imediato na equipe de saúde do município. “Estive em contato direto com a Secretaria de Saúde e soube que, para o aumento dos atendimentos, podem até ser chamados novos profissionais que estavam aguardando resultados de processo seletivo. A gestão tem se preocupado em fazer tudo o que está ao seu alcance”, acrescentou.

Como parte da estratégia de enfrentamento à emergência, a Prefeitura promove neste sábado (24) mais uma grande mobilização de vacinação contra a gripe, que acontecerá a partir das 8h, na Praça do Centenário. A vacina está disponível para toda a população com mais de seis meses de idade, enquanto houver doses em estoque.

A campanha de prevenção também tem sido reforçada por ações como a busca ativa de moradores e o uso do Vacimóvel. unidade volante que já percorreu comunidades como Bonsucesso e o distrito de Acuruí. Além disso, servidores públicos, como profissionais do Hospital São Vicente de Paulo, membros da Brigada e da Guarda Civil Municipal, também já foram imunizados em seus locais de trabalho.

“Minas Gerais ainda está em situação crítica devido ao agravamento das doenças respiratórias, principalmente em crianças e idosos. A vacina contra a gripe continua sendo a maneira mais eficaz de amenizar e até evitar estas doenças. A colaboração da população neste momento é fundamental”, reforçou a secretária de Saúde, Cleusa de Lourdes Claudino.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni