Por Maria Clara Bispo
A Secretaria de Educação garante uma boa alimentação aos estudantes da Rede Municipal, através de cardápios cuidadosamente elaborados por nutricionistas. As refeições seguem as diretrizes da Lei Federal n° 11.947/2009, que tem como objetivo garantir uma alimentação nutritiva e que se adeque com as necessidades da faixa etária dos estudantes, contribuindo para um bom desenvolvimento das crianças.
Os cardápios obedecem a Resolução Federal n° 6, de 8 de maio de 2020, que adota o Guia Alimentar para a População Brasileira como base para a alimentação escolar. A cartilha é desenvolvida pelo governo, apresentando as principais recomendações para uma alimentação saudável e adequada.
Além disso, é priorizada a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar e de produtores locais. Esta prática promove o aumento do consumo de produtos in natura e a diminuição dos ultraprocessados e que tenham adição de açúcar, sódio, óleo e derivados.
Essas iniciativas não se limitam apenas ao refeitório. Em sala de aula, os alunos são apresentados aos benefícios de uma alimentação saudável e incentivados a manter hábitos saudáveis dentro e fora da escola. Todas essas medidas são tomadas buscando garantir a segurança alimentar, o bom desenvolvimento dos alunos e, consequentemente, a melhoria no rendimento escolar.
A merenda escolar é composta por uma variedade de alimentos que respeitam os hábitos alimentares e culturais de cada aluno, principalmente em casos em que o estudante possui alguma necessidade nutricional em virtude a uma condição de saúde, como intolerância à lactose ou seletividade alimentar. Em situações como essas, as instituições são orientadas pela equipe de nutricionistas com maneiras e alimentos que auxiliem a adaptar as refeições seguindo as demandas nutricionais do aluno.
Com essas ações, a Prefeitura de Mariana reafirma seu compromisso com uma educação que vai além da sala de aula, cuidando da saúde e do bem-estar dos alunos desde a base. A alimentação escolar de qualidade é parte essencial do desenvolvimento integral das crianças e adolescentes, e continuará sendo tratada com responsabilidade, planejamento e respeito às necessidades de cada estudante.