Imagem: Arthur Xavier/PMOP / Por: Marcos Delamore
O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) foi a pauta do Encontro Regional da Emater, que aconteceu, em Ouro Preto, na última terça-feira (13). O evento reuniu representantes da organização de desenvolvimento rural sustentável e autoridades dos municípios de Acaiaca, Diogo de Vasconcelos, Itabirito, Mariana e Ouro Preto, além de nutricionistas e produtores rurais da região.
A Prefeitura Municipal de Ouro Preto foi convidada pela Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater) e buscou identificar oportunidades, desafios, e traçar estratégias para ampliar e promover a presença da agricultura familiar na alimentação escolar. A Prefeitura de Mariana também esteve presente, reforçando seu compromisso com o fortalecimento da agricultura familiar e a oferta de uma merenda escolar saudável e nutritiva para os alunos da rede municipal.
O secretário de agropecuária de Ouro Preto, Sebastião Bonifácio, ressaltou o objetivo do encontro. “O objetivo do encontro é o fortalecimento da agricultura familiar, para que os agricultores possam continuar oferecendo alimento de qualidade para as crianças das escolas estaduais. É um evento muito importante, uma vez que valoriza a agricultura familiar e valoriza os alimentos que chegam até os estudantes”, afirmou.
Ele ainda mencionou que a expectativa de investimento para o ano de 2025 pode superar os R$ 3 milhões. “Provavelmente, iremos fechar o ano de 2025 com mais de R$ 3 milhões em produtos e alimentos adquiridos da agricultura familiar para a alimentação escolar. Esse programa faz com que todo esse recurso fique em nossa região”, disse o secretário.
A secretária de educação do município, Débora Etrusco, destacou o impacto positivo da agricultura familiar nas escolas da cidade. “Atualmente, 70% da alimentação fornecida às escolas da região é oriunda da agricultura familiar. Esse índice reflete o avanço do programa e evidencia o papel fundamental dos pequenos produtores na garantia de uma alimentação saudável e na promoção da segurança alimentar”.
O prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), informou que a produção de alimentos no município mineiro é exemplo de qualidade e de fornecimento de insumos alimentícios para a rede de ensino e para as regiões vizinhas, que contam com mais de 60 cooperados. O encontro também contou com a participação da Emater de Mariana, representada por extensionistas, gerentes e coordenadores, que reforçaram a importância do apoio técnico aos produtores rurais para garantir a regularidade e qualidade dos alimentos destinados às escolas.
“Agricultura familiar em plena parceria com a merenda escolar. O encontro propiciou, aos municípios da Região dos Inconfidentes, conhecer melhor o programa de agricultura familiar, com o apoio da Emater e da Secretaria de Agropecuária. É uma oportunidade para ampliar as vendas da agricultura familiar de Ouro Preto, que é um grande sucesso”, evidenciou o chefe do executivo de Ouro Preto.
A agricultura familiar é uma alternativa que incentiva práticas agrícolas sustentáveis, contribui para maior segurança alimentar, gera renda e fortalece a economia local. Entre os principais alimentos fornecidos estão frutas, verduras, ovos e leite. A busca em priorizar alimentos frescos e produzidos no município faz com que o PNAE viabilize a melhoria da qualidade nutricional das refeições fornecidas nas escolas, movimenta a economia rural e desenvolve a relação entre o campo e a cidade.