Encontro aconteceu na Associação Comunitária Monte Verde/Veneza. Imagem: Prefeitura de Itabirito
Por: Victória Oliveira
O projeto Fala, Cidadão, da Prefeitura de Itabirito, desembarcou, na noite da última terça-feira (13), na Associação Comunitária Monte Verde/Veneza. Em sua 5ª edição, a ação reuniu moradores dos bairros Floresta, Monte Verde, Pedra Azul e Veneza, com a presença de autoridades municipais, com o objetivo de aproximar a população da Administração Pública.
Estiveram presentes o prefeito Élio da Mata, o vice Rafael Rondow, além de secretários, como Cleusa Claudino, secretária de Saúde, e vereadores. Durante o encontro, foram apresentadas as principais melhorias já realizadas na região, além da escuta direta das demandas e sugestões da comunidade local.
“É sempre importante visitar os bairros, conhecer de perto as necessidades da população e buscar soluções coletivas. A participação dos moradores é fundamental para essa construção conjunta”, destacou o prefeito Elio da Mata.
Entre as ações destacadas pela Prefeitura estão a operação tapa-buracos em ruas dos bairros, a oferta de Aula de Ritmos na Associação dos Bairros Monte Verde e Veneza, a desapropriação de imóveis na comunidade do Pedra Azul e as reformulações nos quadros de horários de ônibus que atendem a essas localidades.Contudo, pelas redes sociais, os moradores contribuíram com apontamentos sobre outras necessidades dos bairros, como a criação de uma área de convivência, melhorias na sinalização viária e a retirada de fios soltos em algumas ruas da região.
“O projeto Fala, Cidadão é uma das melhores iniciativas dos últimos anos. Ele aproxima o poder executivo da população, oferecendo um espaço para apresentar os problemas enfrentados no bairro. Isso é muito importante, estão de parabéns”, afirma Ronaldo Lisboa, morador do bairro Pedra Azul.
Lançado em fevereiro deste ano, o projeto Fala, Cidadão tem como proposta promover a aproximação entre a população e o poder público. A iniciativa já percorreu cinco regiões, atendendo um total de 23 bairros. Mais encontros estão previstos para o decorrer do ano.