Acervo pessoal/ Dom Edmar e Papa Leão XIV. / Por: Marcos Delamore
Em 2024, durante o encontro de novos bispos, no Vaticano, Dom Edmar José da Silva, ex-autoridade religiosa de Ouro Preto, se encontrou com Robert Francis Prevost Martínez, anunciado, recentemente, como o novo pontífice. Na ocasião, o ex-padre da Paróquia de Nossa Senhora da Conceição recebia o terceiro grau do sacramento da Ordem Episcopal, concedida pelo Papa Francisco, em março do mesmo ano, para atuar como Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte.
A trajetória de Dom Edmar na Região dos Inconfidentes está vinculada ao seu trabalho como pároco na Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, na Cidade Patrimônio Mundial da Humanidade. Ele ainda atuou como reitor do Santuário Arquidiocesano de Nossa Senhora da Conceição, presidiu o Museu Aleijadinho, foi diretor-geral e professor da Faculdade Dom Luciano Mendes de Almeida, representante arquidiocesano dos presbíteros e coordenador arquidiocesano de pastoral da Arquidiocese de Mariana.
Dom Edmar comentou o encontro com Papa Leão XIV e a eleição do novo pontífice. “Eu tive a honra e a alegria de encontrar com o Papa Leão XIV, no ano passado, no período em que ele ainda era cardeal Robert Francis Prevost. Fui à Roma para o curso oferecido aos bispos recém-nomeados do mundo inteiro, e como Prevost era o prefeito para a Congregação dos Bispos, ele acompanhou todas as atividades do curso. Pude ouvir uma palestra dele e, depois, no dia da audiência com o Papa Francisco, pude conversar com ele e fazer uma foto com ele. Pareceu ser uma pessoa tímida, discreta, mas ao mesmo tempo, muito humilde e muito acolhedor”, afirmou.
Papa Leão XIV em Minas Gerais
O encontro entre as personalidades da igreja católica selou, também, a forte relação do Papa Leão XIV com o estado de Minas Gerais. Em duas oportunidades, Robert Francis esteve no Brasil em visita pastoral, na qual percorria todas as comunidades da ordem no Brasil e as Assembleias Vicariais. Em 2004, na sua primeira atividade na capital mineira, o prior geral da Ordem de Santo Agostinho, participou das celebrações de 70 anos do Colégio Santo Agostinho. Em dezembro de 2012, voltou a Minas, mais especificamente em Mário Campos, para realizar uma missa e presidir a profissão solene de três freis agostinianos.
Antes de assumir a condição de Papa, Prevost foi nomeado por Papa Francisco como cardeal e convidado para atuar como prefeito do Dicastério para os Bispos, entidade responsável por avaliar candidatos para novas nomeações de bispos.
Dom Edmar
Mineiro de Alto do Rio Doce, Edmar José da Silva nasceu em 19 de abril de 1975. Formado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-Minas) e em Teologia pelo Seminário São José, em Mariana, especializou-se em Filosofia Moderna, na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e em Metodologia do Ensino Superior, pelo CEPEMG/Centro Universitário Newton Paiva. Além disso, também é mestre em Filosofia (PUG/Roma).
Na Arquidiocese de Mariana, desempenhou serviços de vigário, administrador paroquial e pároco na Paróquia de São Sebastião, em Itabirito, e na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição, em Ouro Preto, e inúmeras funções em institutos de ensino, conselhos e associações religiosas.
A partir de 6 de março de 2024, deixou a cidade histórica de Ouro Preto e assumiu a condição de Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Belo Horizonte, em Minas Gerais.
Papa Leão XIV
Em meio à fumaça branca que saía da chaminé da Capela Sistina e ao badalar dos sinos das igrejas de Ouro Preto, o nome de Robert Francis Prevost Martínez era indicado como novo pontífice e sinalizava o fim do conclave, que durou apenas dois dias.
Norte-americano, de Chicago, em Illinois, Prevost tem 69 anos e é o primeiro papa nascido nos Estados Unidos. Tendo passado grande parte de sua trajetória na América do Sul, foi missionário por 10 anos na cidade de Trujillo, no Peru, e mais tarde serviu como bispo de Chiclayo, outra cidade peruana. Assim, recebeu o título de cidadão peruano em 2015.
Com mais de 100 votos, de acordo com o cardeal Désiré Tsarahazana, de Madagascar, o Papa Leão XIV foi eleito em um pleito de 133 cardeais eleitores. O sucessor de Papa Francisco é visto por membros da Igreja como uma pessoa agradável, sensível e de perfil discreto.