O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
3 min

Protocolo de intenções aproxima Itabirito de possível implantação de centro de hemodiálise

Protocolo de intenções aproxima Itabirito de possível implantação de centro de hemodiálise

A Prefeitura de Itabirito e a Sociedade Beneficente São Camilo se reuniram na quinta-feira. Imagem: Prefeitura de Itabirito

Por: Victória Oliveira

A implantação de um Centro Municipal de Hemodiálise em Itabirito deu um passo inicial nesta quinta-feira (9), com a assinatura de um protocolo de intenções entre a Prefeitura e a Sociedade Beneficente São Camilo, gestora do Hospital São Vicente de Paulo (HSVP).

A iniciativa ainda depende da apresentação de estudos de viabilidade pela entidade gestora e da aprovação de um projeto de lei na Câmara Municipal que autorize a operação financeira.

“A demanda pelo serviço de hemodiálise esteve sempre no nosso radar. A rede de saúde pública da nossa cidade é uma referência, mas nossa vontade de fazer cada vez mais pelas pessoas nos motiva a melhorar. Aqueles que mais precisam de atenção merecem o conforto de ter acesso ao tratamento mais perto de casa”, afirmou o prefeito Elio da Mata.

O acordo prevê a construção de uma estrutura no HSVP com capacidade para 20 cadeiras. O Município compromete-se a aportar recursos para a construção do espaço no hospital, e também a apoiar a aquisição de equipamentos. A assinatura do documento ocorreu no Gabinete de Governo e contou com a presença de representantes da administração municipal e do HSVP.

De acordo com a Prefeitura, o objetivo é atender pacientes da cidade que atualmente precisam se deslocar para outros municípios para realizar o tratamento. A continuidade do projeto depende de etapas técnicas e legais. A entidade gestora deverá apresentar uma análise de viabilidade e, em seguida, o Legislativo Municipal será responsável por avaliar e votar a proposta de financiamento público para viabilizar a iniciativa.

Em 2023, as duas instituições firmaram parceria para a implantação da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital. “Não vi igual atuação em prol da saúde de uma população como a realizada pela Prefeitura de Itabirito”, disse Pe. Justino Scatolin, Superintendente-Geral da rede de hospitais da Ordem dos Ministros dos Enfermos (Camilianos) no Brasil.

Qual a importância de um centro como esse?

A hemodiálise é um procedimento que substitui a função dos rins em pacientes com insuficiência renal, filtrando o sangue para remover toxinas e excesso de líquidos. O tratamento, que costuma ser realizado três vezes por semana, é essencial para a sobrevivência de pessoas com doença renal crônica. A oferta do serviço no próprio município pode reduzir deslocamentos e melhorar a qualidade de vida dos pacientes.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni