Imagem: Divulgação / Por: Marcos Delamore
As cidades de Ouro Preto e Congonhas passarão a contar com novos espaços de fomento à cultura e transformação social. A inauguração de duas novas unidades da “Casa de Cultura” acontece hoje, segunda-feira (12). A iniciativa é fruto de uma parceria entre o grupo J. Mendes e as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Congonhas. A realização é do ISPAC – Instituto São Paulo de Arte e Cultura e do Ministério da Cultura, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.
As Casas de Cultura J. Mendes visam democratizar o acesso à cultura e a valorização das identidades artísticas da região. Além disso, se configuram como ambientes que permitem a produção de exposições, apresentações e projetos colaborativos.
Ana Thereza Balbi, gerente de Relacionamento Institucional, Comunidades e Comunicação, esclareceu que a iniciativa busca oferecer um espaço acessível e mantenedor de tradições e inovações para as comunidades.
“Mais do que espaços físicos, as Casas de Cultura J. Mendes são ambientes de inspiração e oportunidades, onde a arte se torna um agente de desenvolvimento humano e social”, declarou Balbi.
A mineradora J. Mendes, criada em 1966, opera há mais de cinco décadas no país e busca promover ações que possam impactar positivamente as cidades em que atua.