Imagem: Prefeitura de Itabirito / Por: Victória Oliveira
A Prefeitura de Itabirito anunciou na última quinta-feira (08), que o processo de licitação para contratação de uma instituição financeira responsável pelo processamento da folha de pagamento dos servidores municipais foi encerrado. O Banco Bradesco, que já realiza esse serviço atualmente, venceu a disputa com uma proposta de R$ 7,1 milhões.
O novo contrato tem validade de cinco anos, podendo ser prorrogado por mais cinco. Segundo a Prefeitura, mais de 3.500 servidores recebem por meio do sistema administrado pelo banco. “Com um histórico de relacionamento de excelência, a Prefeitura de Itabirito tem credibilidade e atrai instituições financeiras sérias, que valorizam muito a oportunidade de prestar esse serviço fundamental para a gestão”, afirmou o prefeito Elio da Mata.
A expectativa da administração municipal é de que os benefícios atuais aos servidores sejam mantidos com as devidas manutenções. O secretário de Administração, José Bernardo de Paula, destacou, contudo, que há abertura para diálogo e aprimoramento no atendimento.
A contratação de um banco para gerenciar a folha de pagamento dos servidores é uma prática comum entre prefeituras e outros órgãos públicos. Embora não seja uma exigência legal, a medida costuma ser adotada para otimizar a gestão financeira.
De acordo com a Prefeitura de Itabirito, o processo licitatório segue os princípios legais e visa garantir propostas mais vantajosas para o município. Já para a instituição financeira, processar a folha de pagamento de uma organização viabiliza lucro vindo da movimentação de recursos e oportunidades para buscar fidelizar clientes e ampliar a oferta de serviços.