O Liberal
Últimas Noticias
Destaque
5 min

Com grande público, ExpoOuro movimenta Cachoeira do Campo e volta a se firmar no calendário de eventos do município

Com grande público, ExpoOuro movimenta Cachoeira do Campo e volta a se firmar no calendário de eventos do município

Léo Magalhães encantou o público com muitos hits e show com pirotecnia. Imagem: Victória Oliveira / Por: Victória Oliveira

Do dia 01 a 04 de maio, Cachoeira do Campo, distrito de Ouro Preto, recebeu a maior festa agropecuária do município, a ExpoOuro, sediada no Clube do Cavalo. A programação foi marcada pelo tradicional poeirão e por grandes shows de artistas importantes no cenário nacional, com destaque para Dimas e Seus Teclados, na quinta-feira, Henrique e Diogo, na sexta, e Léo Magalhães, no sábado.

“Nós conseguimos trazer a ExpoOuro de volta com força total aqui no Clube do Cavalo, que é um espaço importantíssimo para esse tipo de realização e para todos os eventos que congregam a vida rural na nossa região dos inconfidentes. Esse resgate, essa fixação da ExpoOuro no calendário turístico, cultural e agropecuário de Ouro Preto é muito importante”, afirmou o prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV).

Além dele, também estiveram na abertura do evento outros representantes do poder municipal, como o secretário de Agropecuária, Sebastião Bonifácio, e o secretário de Obras e Urbanismo, Franklin Evangelista, que também é membro do Clube do Cavalo de Cachoeira do Campo; e a deputada federal Greyce Elias (AVANTE), que comentou sobre a relevância do agro para o estado de Minas Gerais, inclusive dos pequenos produtores. “Em festas como essa, estamos celebrando a riqueza da agricultura familiar, do homem e da mulher do campo, e isso é muito importante porque a constituição já nos garante o direito ao lazer”, relembrou a deputada.

Na abertura do evento, estiveram presentes representantes do poder público, além da diretoria do Clube do Cavalo. Imagem: Victória Oliveira

A Câmara Municipal esteve representada na figura do presidente, Vantuir Silva (AVANTE), e do vereador Naércio Ferreira (PSD). “A ExpoOuro veio novamente para ficar, e cada dia mais crescer. As cidades vizinhas têm festas importantes, mas antes de pensarmos em JuliFest, vamos pensar em Cachoeira do Campo e na ExpoOuro, valorizando a nossa região. Muitos falaram que a ExpoOuro era uma fake-news, que não daríamos continuidade, e hoje provamos que vai ter continuidade, vai ter trabalho e 2026 vai ser melhor ainda”, disse Vantuir, referindo-se à preocupação da população de que a grande festa havia retornado em 2024 apenas por ser um ano eleitoral.

O evento era realizado anualmente desde a primeira gestão do prefeito Angelo Oswaldo, mas, após a edição de 2013, que aconteceu em agosto e trouxe João Neto e Frederico, que estava nas paradas de sucesso da época, a festa passou por uma longa pausa. O retorno foi em 2023, em uma edição ainda tímida, e ganhou força em 2024, quando passou a ser realizada em maio, celebrando o Dia do Trabalho, com um grande show do cantor Leonardo.

Grande público esperava por Léo Magalhães. Imagem: Victória Oliveira

Neste ano, a grande atração nacional foi Léo Magalhães, que carrega hits como “Locutor”, “Oi” e “Alô”. O artista apresentou um show repleto de sucessos autorais e outras canções populares do universo sertanejo, animando a grande multidão que esperava por ele e que superou o público estimado de Leonardo, no ano anterior, segundo a organização do evento.

Em entrevista exclusiva ao O Liberal, Léo contou mais detalhes do repertório e falou sobre sua relação com as cidades do interior: “Pra mim é uma alegria muito grande estar aqui hoje, em Ouro Preto, neste distrito gostoso. Eu acho que o interior ele traz um carinho especial. Eu que sou mineiro, adoro tá sempre no interior de Minas Gerais, claro que a gente faz show nas capitais, mas fazer show no interior é muito gostoso. E hoje nós vamos fazer um super show, com sucessos antigos, músicas novas e algumas músicas que eu gosto de cantar, quando eu tô em casa tomando cerveja”.

A programação do evento foi também composta por artistas da região, com o cantor e tecladista John Michael, a cantora Paola Maia, a dupla Rafael e Thiago e as duplas Doce Trapaça e De Pai Para Filhos. A surpresa, contudo, foi a performance de Edu Reis, no sábado. Edu é morador do distrito de Lavras Novas, trabalha como garçom em um restaurante, e se destacou participando do quadro “3 Minutos Pra Brilhar”, do programa Domingão com Huck. Embora o sertanejo não seja parte do seu repertório, ele encantou o público performando canções internacionais e nacionais em seu primeiro show.

Concurso de Marchas, o tradicional Poeirão, aconteceu no domingo (04). Imagem: Victória Oliveira

Para encerrar a festa, as atividades no domingo começaram cedo com o poeirão, uma competição de marcha de cavalos que permite a participação de equinos de diferentes categorias e níveis de treinamento. Foram cerca de 20 provas ao longo do dia, todas julgadas pelo médico veterinário e juiz, Welisson Gomes. Os prêmios da competição foram de R$50,00 a R$2mil. Durante uma das provas, um homem causou tumulto ao se aproximar de forma violenta do juiz, mas a situação foi contida em alguns minutos.

“O Clube do Cavalo ficou muito emocionado de estar recebendo essa festa novamente, queria agradecer toda a diretoria e todos os sócios fundadores, porque a gente tem esse espaço graças a iniciativa deles, e hoje a gente só está dando continuidade a esse trabalho. O Clube está aberto para todos os eventos da grande Ouro Preto, da nossa região e também da nossa comunidade, estamos com as portas abertas porque queremos ver isso aqui cheio todos os dias”, revelou o presidente do clube, Bruno Rocha.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni