O Liberal
Últimas Noticias
Mariana
2 min

“Movimenta CDA” leva cultura hip-hop para escola em Mariana

“Movimenta CDA” leva cultura hip-hop para escola em Mariana

Movimento TT1 promove eventos culturais em Mariana desde 2019. Imagem: Movimento TT1/Divulgação

Por: Amanda de Paula Almeida

No dia 17 de maio, a partir das 14h, a Escola Estadual João Ramos Filho, localizada no bairro Cabanas (também conhecido como Cidade Alta ou CDA) receberá, mais uma vez, um evento que promete movimentar a cultura hip-hop. O encontro está sendo organizado pelo Movimento TT1, coletivo artístico que atua ativamente na cultura marianense desde 2019, com incentivo financeiro do Edital da Cultura Viva, da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).

O evento vai contar com batalha de rima, sarau, discotecagem e apresentação musical com o objetivo principalmente de criar pontes entre a comunidade jovem e a arte local, reunindo diferentes formas de expressão artística. Além disso, o Movimenta CDA também aposta no evento para gerar impactos positivos na autoestima de artistas periféricos e rurais, descentralizando as produções culturais e incentivando crianças, adolescentes e jovens que procuram formas de se expressar artisticamente.

Movimento TT1

O Movimento TT1, principal organizador do evento, vem impactando a cultura marianense nos últimos anos, por meio de apresentações musicais, participações em batalhas de rima e promoção de eventos para a comunidade. Bomblack é um dos artistas integrantes do coletivo desde a sua criação e acredita que as batalhas de rima têm sido uma forma de a juventude conversar entre si, através das rodas de freestyle.

Bomblack também participou da primeira Rinha do Estadual, que aconteceu na Escola Estadual João Ramos Filho, em 2019, o que o incentivou a participar ativamente da cultura hip-hop: “É um movimento inédito, promovido por um coletivo independente, através de uma lei de incentivo. É uma conquista. Então, eu faço um convite para prestigiar essa primeira edição, de muitas que virão”, disse o artista, ressaltando o convite.

Natanael Marques também é integrante do TT1 e acredita que um dos objetivos do evento é mostrar as outras facetas do bairro e propor estratégias de sobrevivência física e intelectual. “Na mídia tradicional, só é representada como um lugar de criminalidade e conflitos. Não que isso não esteja presente em nossa Cidade Alta, mas tem outras possibilidades e potências também”, completou.

Evento acontece no dia 12 de maio. Imagem: Movimento TT1/Divulgação

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni