Imagens: Victória Oliveira
Por: Victória Oliveira
Festa entre os associados, no último sábado (26), celebra conquistas recentes do local que sediará, mais uma vez, a ExpoOuro
O Clube do Cavalo de Cachoeira do Campo, que será palco da ExpoOuro nos próximos dias, realizou no último sábado (26), uma festa de reinauguração do espaço, celebrando as melhorias realizadas. A diretoria da Associação de Cavaleiros Inconfidentes, responsável pelo clube, aproveitou o encontro para anunciar a conquista da regularização do terreno, que agora é oficialmente do grupo.
A atual gestão, presidida por Bruno Xavier e pelo vice, Anderson Castro, afirma que as reformas tiveram início desde que assumiu o mandato. “Nós estamos aqui a dois anos, e dois anos trabalhando todos os dias nas melhorias”, afirmou Anderson. A principal delas é a reforma do espaço central, que inclui cozinha, balcão de atendimento e banheiros. Os banheiros foram ampliados, e se tornaram acessíveis à pessoas com deficiência. Também foram realizadas melhorias estruturais na rede de esgoto e reforços nos muros que cercam o clube.
Para além do show de forró de Vitão da Viola, a grande atração da noite foi o anúncio da tão esperada regularização do espaço. “Nós estamos desde 2012 tentando regularizar a área do clube para registrar o terreno em nome da associação, foi uma luta que começou na época que o Janilson era presidente e terminou agora com o Bruno, com a ajuda do Franklin, que auxiliou no contato com a prefeitura”, afirmou Marcela Bueno, sócia do clube e advogada voluntária do grupo.
O espaço se prepara, agora, para receber a ExpoOuro, considerada a maior festa agropecuária do município, nesta quinta-feira (01). A programação, que se estende até domingo, tem como principais atrações João Lucas e Diogo, Léo Magalhães e Dimas e Seus Teclados. A feira também contará com apresentação de artistas locais, exposições, leilões, concurso de marcha e gastronomia típica.
Franklin Evangelista, secretário de Obras e Urbanismo e também membro associado do clube, afirmou que a grande festa no local é de muita importância para a associação e para a comunidade de maneira geral. “O governo Ângelo e Regina resgatou essa festa que já vem para a terceira edição consecutiva, se tornando a festa mais importante da agropecuária do município, fundamental não só para Cachoeira, mas para todos os demais distritos e para a sede, incluindo os produtores rurais, os criadores de cavalo e toda a cadeia produtiva agropecuária de Ouro Preto”, explicou Franklin.
A história do Clube do Cavalo
Hoje o clube conta com cerca de 80 associados, mas tudo começou com um grupo de amigos, na década de 90, que tinham em comum a paixão por cavalos de pelo universo da agropecuária. Wellington Lacerda, um dos fundadores da associação, relembrou o início da história: “Começamos com o Clube do cavalo fazendo reuniões na casa dos companheiros, o primeiro presidente foi o Antônio Bigode, depois foi Juca, o terceiro fui eu, e assim por diante. Há mais de três décadas que nós mantemos o clube e isso é uma benção divina, foi com muito esforço, foi palito a palito”.
Os primeiros membros do grupo hoje comemoram a evolução não só da associação, mas também do espaço que, segundo relato, era apenas um brejo em desuso. Hoje, os filhos e netos dos fundadores já participam ativamente do clube. “Nós começamos do nada, com nossa mão de obra nós fazíamos tudo aqui, e eu já tinha em mente que eles seriam nossos sucessos, e hoje estou aqui satisfeitíssimo com isso, vendo-os nos substituírem”, contou Wagner Evangelista, que atuou por muitos anos como tesoureiro do clube e é pai de Franklin.
“A motivação da gente vem da infância, a gente sempre acompanhou o trabalho dos fundadores, e sempre que estávamos num evento, eles falavam que o futuro estava com a gente, e hoje temos a obrigação de dar continuidade no trabalho”, afirmou o presidente, Bruno Xavier.