Dois tipos de prótese são oferecidos aos pacientes. Imagem: Agência Brasil/ EBC
Por: Amanda de Paula Almeida
O programa “Mariana Sorridente” é uma iniciativa da Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria de Saúde, responsável por fornecer gratuitamente próteses dentárias à população. O programa atua no município desde 2022 e ofereceu mais de 1200 atendimento aos moradores da cidade que necessitam de próteses totais ou parciais. O objetivo principal da iniciativa é lidar com o problema de saúde pública que causa a perda dentária aos pacientes, promovendo uma melhor qualidade de vida relacionada à saúde bucal e melhorando a autoestima dos idosos do município.
Tipos de próteses oferecidas
Dois tipos de prótese são oferecidas pelo programa “Mariana Sorridente”: popularmente conhecida como dentadura, a prótese total removível é o tratamento indicado para pacientes que perderam todos os dentes, tornando-se um dispositivo funcional para restaurar a mastigação, melhorar a fala e recuperar a autoestima. A outra opção é indicada para pacientes que conservam parte da dentição natural, a prótese parcial removível oferece uma solução eficaz e não invasiva para repor dentes perdidos. A prótese também permite que o paciente preserve os dentes remanescentes, melhora a mastigação e a fala e garante uma fixação segura durante o uso.
Como ser atendido pelo programa?
Para ser contemplado pelo programa “Mariana Sorridente” é necessário residir em Mariana e ser paciente do Sistema Único de Saúde. Interessados devem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) de referência e agendar a primeira avaliação odontológica. Durante a consulta inicial, o dentista fará uma avaliação completa para verificar se o paciente está apto a receber imediatamente a prótese ou se necessita de tratamentos prévios, como extrações dentárias ou restaurações. Caso não haja necessidade de outros procedimentos, o paciente será cadastrado automaticamente na lista de espera do Centro de Saúde Bucal do município, setor responsável pela confecção e entrega das próteses dentárias gratuitas.
Confira o que é necessário para ser atendido pelo programa. Imagem: Reprodução