O Liberal
Últimas Noticias
Itabirito
5 min

100 dias de governo em Itabirito: conquistas, demandas e os desafios pela frente

100 dias de governo em Itabirito: conquistas, demandas e os desafios pela frente

Prefeito e vice em janeiro, durante Sessão Solene de Posse. Imagem: Câmara Municipal de Itabirito

Por: Victória Oliveira

A gestão do prefeito de Itabirito, Elio da Mata (Cidadania), e do vice-prefeito Raphael Rondow (PSB) completou 100 dias em abril. Através de publicação nas redes sociais, os representantes do poder executivo escolhidos pela população nas eleições municipais de 2024, destacam conquistas em diferentes áreas da administração.

Uma das grandes novidades dessa gestão é o projeto “Fala, cidadão”, que tem como objetivo aproximar a população da gestão municipal e facilitar o diálogo sobre demandas locais. A cada 15 dias, estão sendo realizadas reuniões para ouvir os anseios de moradores dos mais diversos bairros da cidade.

No que diz respeito à educação, o principal marco foi a ampliação do Centro Educacional de Educação Infantil (CMEI) Maria Helena Assis Paranhos, localizado no bairro Bela Vista, um investimento de quase R$4 milhões. Além disso, os representantes também destacaram a entrega dos uniformes escolares e dos kits de materiais, que atenderam desde a Educação Infantil até o EJA, com itens como agenda, garrafa para água, mochila, cadernos, canetas, entre outros.

Já no esporte, a instalação de um polo esportivo no Bairro São José, junto ao incentivo de diferentes modalidades, com ações como o Festival de Verão, com jogos de vôlei de praia e beach tênis, e as competições como o Golden Biker XCO e o Itabirito Trail Run, estão entre as ações promovidas até o momento. Na área da saúde, destacam-se investimentos como a aquisição de nova ambulância da Brigada Municipal e de ambulância adaptada com foco no atendimento de pacientes de hemodiálise.

“São 100 dias de trabalho, compromisso e resultados que já fazem a diferença e seguimos juntos com ações concretas e avanços para nossa cidade”, afirmou o prefeito Elio da Mata.

Quais são os desafios?

Enquanto a administração municipal comemora os resultados alcançados nos primeiros 100 dias de governo, a população itabiritense segue apresentando demandas que refletem as particularidades de cada região. As reivindicações recentes evidenciam que, apesar dos avanços, ainda há desafios a serem enfrentados para atender plenamente às necessidades da população.

Os servidores públicos do município, de diferentes categorias, protestaram, recentemente, por melhorias e maior reconhecimento. Além disso, trabalhadores da política de assistência social em Itabirito publicaram uma carta aberta à população manifestando preocupação com ações que podem estar resultando no enfraquecimento do Sistema Único de Assistência Social, como a sobrecarga de trabalho, divisão territorial sem planejamento e falta de profissionais essenciais nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

As reivindicações e protestos se estendem aos moradores de alguns bairros e localidades mais afastadas, como o Marzagão, onde os habitantes precisam lidar com grandes dificuldades no cotidiano, com destaque para necessidade de regularização fundiária urbana (Reurb) e a ausência da rede elétrica em algumas áreas da comunidade. Já em Ribeirão do Eixo, os moradores se preocupam com o risco do acesso ao local. Em São Gonçalo do Bação, a construção do Terminal Ferroviário de Bação, que visa facilitar o escoamento da produção mineral e reduzir o tráfego de caminhões na BR-040, recebeu licença ambiental da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM) neste ano, mas a comunidade se preocupa com o impacto ambiental dessa construção e com os prejuízos à saúde dos moradores, e o turismo local.

Outro grande desafio se apresenta no futuro da BR-356. O governo de Minas Gerais publicou um edital que prevê a concessão da rodovia à iniciativa privada, projetando a duplicação da via. A preocupação da população e de alguns representantes é de como a concessão e reforma podem afetar comunidades locais e impactar economicamente os moradores, com a criação de pedágios que já foram previamente anunciados em audiências públicas sobre o tema. Além disso, enquanto as grandes transformações na infraestrutura não acontecem, o trecho próximo a Itabirito enfrenta problemas relacionados à segurança, especialmente durante o período chuvoso.

Itabirito se prepara também, assim como o município de Ouro Preto, para a revisão do Plano Diretor, que atua como um ‘guia’ para o desenvolvimento da cidade em termos de estrutura, mobilidade, moradia e planejamento urbano, de modo geral, impactando no desenvolvimento econômico e social do município. O Estatuto da Cidade determina que os planos diretores devem ser revistos, pelo menos, a cada 10 anos. A audiência pública de lançamento está agendada para o próximo sábado (26).

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni