Atendimento UBS Santo Antônio. Imagem: Comunicação/Prefeitura de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Na quarta-feira (23), a Secretaria Municipal de Saúde de Mariana inaugurou uma sala de vacinação da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro Santo Antônio, que funcionará de segunda a sexta-feira, das 07h às 16h. Segundo nota oficial da Prefeitura, o espaço foi totalmente estruturado para garantir mais praticidade aos moradores, evitando o deslocamento até outros pontos da cidade.
A inauguração do espaço faz parte do projeto de descentralização da vacinação no município, que visa facilitar o acesso à saúde para moradores residentes em bairros afastados do centro. A nova sala de vacinação conta com equipamentos modernos e uma equipe capacitada e preparada para atender crianças, adultos e idosos, conforme o calendário nacional de vacinação e os repasses de imunizantes feitos pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
A gerente da unidade, Alexsandra Cristina, destacou a inauguração da sala como um empreendimento importante para todos os moradores do bairro: “Hoje é um momento muito especial para todos nós! A inauguração desta sala era algo muito aguardado tanto pela equipe da unidade quanto pela comunidade. Agradecemos à Secretaria de Saúde por tornar esse espaço possível. É uma conquista importante para todos que dependem do nosso serviço”.
A sala de vacinação já está atendendo à população com doses de rotina e campanhas ativas que podem ser conferidas pelos canais oficiais da Prefeitura de Mariana. Além das vacinas, a UBS Santo Antônio também fará parte das campanhas de vacinação realizadas ao longo do ano.
O prefeito de Mariana, Juliano Duarte (PSB), também comemorou a inauguração da sala: “Hoje nós estamos promovendo a descentralização da saúde e a expansão do setor de vacinação. O bairro Santo Antônio é a primeira Unidade que recebe essa expansão, agora todos os moradores do bairro poderão tomar a vacina aqui na sua Unidade Básica de Saúde. É uma medida importante já que promove a descentralização dos serviços e ainda vai nos ajudar a aumentar os dados da nossa cobertura vacinal”, afirmou.
Campanha de vacinação contra gripe
Desde o dia 7 de abril, a Prefeitura de Mariana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a campanha de vacinação contra a Influenza. A imunização será realizada da forma prevista pelo Ministério de Saúde e de acordo com a disponibilidade das doses repassadas pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG). Atualmente, os grupos prioritários que estão sendo imunizados são: idosos com 70 anos ou mais, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto), crianças de seis meses a menores de quatro anos e trabalhadores da saúde com 50 anos ou mais.
Para se vacinar, é necessário apresentar a caderneta de vacinação, documento de identificação com foto, cartão do SUS ou CPF e laudo médico, em caso de doenças crônicas não transmissíveis ou outras condições clínicas especiais.
Segundo divulgado pelo Ministério da Saúde, para a vacinação de 2025, o Ministério da Saúde adquiriu 73,6 milhões de doses. Imagem: Tânia Rêgo/ Agência Brasil