O Liberal
Últimas Noticias
Newsletter
6 min

Câmara de Ouro Preto homenageia artistas e instituições musicais do município

Câmara de Ouro Preto homenageia artistas e instituições musicais do município

Imagem: Marcos Delamore

Por: Marcos Delamore

A Câmara de Ouro Preto entregou duas homenagens a 22 pessoas e instituições do município, nesta quarta-feira (23). São elas: a Comenda Zé Rosa Ferreira e a Medalha Mérito Musical. O evento aconteceu no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) e foi um reconhecimento referente às atuações musicais e aos trabalhos realizados no âmbito carnavalesco do município.

A Comenda Zé Rosa

A Comenda José Rosa Ferreira ou Zé Rosa foi criada em 2021, por meio da Resolução n°364/2021, de autoria do vereador Alex Brito. Essa honraria agracia os grupos e pessoas que se destacaram ou destacam no maior carnaval do interior de Minas Gerais, participando ou atuando na sua realização.

José Rosa Ferreira foi um célebre carnavalesco de Ouro Preto e um dos fundadores da Escola de Samba Acadêmicos de São Cristóvão, na década de 1980. Por sua dedicação à comunidade de Ouro Preto e pelo seu amor ao carnaval, a comenda representa, enaltece e mantém vivo o legado de Zé Rosa para o município mineiro.

Medalha Mérito Musical

Instituída por meio da Resolução N° 439/2022, de autoria do ex-vereador Júlio Gori, a comenda é atribuída a instituições ou pessoas de Ouro Preto em agradecimento aos trabalhos produzidos no campo da música e da cultura, e que tenham destaque municipal, regional, estadual ou nacional. Os agraciados nesta categoria se destacam pela capacidade de despertar a reflexão, a alegria e a satisfação na sociedade e o desenvolvimento da música e da cultura.

O presidente da Câmara, Vantuir da Silva (Avante), destacou a relevância dos agraciados para o cenário musical de Ouro Preto e a necessidade de valorizar o trabalho dessas pessoas. “O evento é uma oportunidade de agraciar muitas pessoas que colaboram para a promoção da nossa cultura e para a grandiosidade do nosso carnaval, que é reconhecido nacionalmente. A Medalha de Mérito Musical demonstra a valorização dos artistas que se destacam, de forma efetiva, nos eventos do município”, disse.

O vereador Alex Brito, responsável pelo Projeto de Lei que instituiu a criação da Comenda Zé Rosa, revelou a inspiração no carnavalesco para promover as homenagens aos grupos de folia de Ouro Preto. “Foi pensando no Zé Rosa, que tanto contribuiu para o carnaval de Ouro Preto estar vivo até hoje, que eu fiz o Projeto de Lei. Essa comenda me agrada e me faz bem, porque o carnaval é uma de minhas paixões. Com essa comenda, Zé Rosa sempre será lembrado”, afirmou.

O Bloco Balanço da Cobra, criado em 1975, é símbolo do carnaval de Ouro Preto e um dos blocos mais tradicionais e fomentadores da festa popular da cidade. Em 2025, completa 50 anos de história e foi a homenageada da edição deste ano da folia local. Como forma de reconhecer a importância do Balanço da Cobra para a cultura local e a preservação das tradições carnavalescas do município, a entidade recebeu a Comenda Zé Rosa.

A representante da agremiação, Cida Zurlo, celebrou o reconhecimento e a tradição do carnaval de Ouro Preto. “O carnaval de Ouro Preto é uma oportunidade de expressão artística e social para os moradores. Ao longo do tempo, manteve as suas raízes tradicionais com festas que valorizam a cultura local. A festa, na cidade, é uma combinação de alegria, história e cultura, preservando o espírito do povo mineiro ao longo dos séculos”, declarou.

Outra instituição homenageada foi a Corporação Musical 13 de Junho, do distrito de Antônio Pereira. O regente Ailton José de Oliveira comentou o trabalho desenvolvido pela entidade e revelou o poder que a música tem em despertar sentimentos no público e em quem produz.

“A música é um incentivo a não seguir o caminho errado. A música extrai o melhor possível de nossos sentimentos e da nossa alma. Desenvolvemos um trabalho excepcional, repassamos o que sabemos e aprendemos muito. É um espaço de trocas de experiências”, enalteceu.

A banda Doce Trapaça, homenageada pelo presidente da Câmara, Vantuir da Silva, e pelo primeiro secretário Renato Zoroastro (PSB), celebra, neste ano, 12 anos de trajetória musical. O grupo, em entrevista ao O Liberal Inconfidentes, abordou o sentimento em alcançar essa conquista.

“É uma honra receber essa premiação. O nosso público é o maior responsável pela visibilidade e por tudo que tem acontecido com a banda nos últimos anos. A soma dos esforços dos músicos, da equipe e da nossa união é importante para esse crescimento. São 12 anos de muita alegria e muito trabalho. Receber essa comenda deixa a gente muito satisfeito” mencionou.

A Fanfarra Marília de Dirceu promove a inclusão e a disciplina, além de ser um instrumento de valorização da arte e da cultura de Ouro Preto. Presente de modo constante em eventos culturais e escolares da cidade, a fanfarra é tida como parte do patrimônio de Ouro Preto.

Representada pelo presidente Clarisdei, declarou o compromisso em representar a cidade em eventos locais e regionais e o empenho na formação de cidadãos. “A fanfarra é composta por 90% de alunos da escola. Nós desenvolvemos a fanfarra para incluir as crianças na música e para destacar a importância da música para os ouropretanos. Agradeço a oportunidade de ter o nosso trabalho reconhecido”, expressou.

Em um momento especial de reflexão, admiração e inspiração, João Pedro Santana, carinhosamente conhecido como João Mô Fio, líder e presidente do tradicional Bloco do Mô Fio, cantou uma música de sua autoria e de Tito de Ouro Preto em homenagem à cidade histórica, encerrando a cerimônia. Os cem anos de João são marcados por sua força, alegria e amor pela comunidade ouropretana. 

Homenagens:

Comenda Zé Rosa: Os homenageados nesta categoria foram: Armânio Guilherme Bento; Bloco Carnavalesco Movimento do Bigodão Nervoso (“MOBIN”); Bloco de Carnaval Balanço da Cobra; Bloco “Vira Copo” – de Santo Antônio do Salto; Escola de Samba Imperial; Escola de Samba Mocidade Independente Princesa Isabel (ESMIPI); João Batista Queiroz; João Pedro de Santana; Retiro de Carnaval “Semear”; Rosemere Xavier Claúdio.

Medalha Mérito Musical: Receberam a honraria as seguintes pessoas e entidades: Banda Doce Trapaça; Coral Paroquial – Amarantina; Corporação Musical 13 de junho – do distrito de Santo Antônio do Salto; Délcia Maria do Carmo; Dupla Musical “Dora e Edson”; Eduardo Curtiss dos Santos; Emanuel Victor de Souza Silva; Fanfarra Marília de Dirceu de Ouro Preto; Rafael Silva; Sociedade Musical União Social; Studio ADHAF; Vanderson Corrêa Alves.

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni