Situação encarece a fatura de água e pode causar danos nos imóveis
Os vazamentos de água dentro dos imóveis nem sempre são perceptíveis e, por este motivo, a melhor maneira de se precaver é acompanhar o consumo regularmente. Isso pode ser feito tanto pelo acompanhamento mensal de água consumida – informação que é facilmente encontrada na fatura da Saneouro – quanto pela leitura regular dos hidrômetros.
“Há muitos vazamentos que chamamos de ocultos, ou seja, são aqueles que não percebemos a olho nu. O resultado destes vazamentos é um consumo maior de água e, por consequência, uma fatura em valor mais alto que o padrão daquela residência”, diz o superintendente da Saneouro, Evaristo Bellini. Ele acrescenta, ainda, que se não identificados rapidamente, tais vazamentos podem acarretar danos estruturais aos imóveis e crescimento de mofo. Outro resultado é o desperdício da água, um bem imprescindível à vida humana.
Os vazamentos ocultos são o escape da água por meio de rachaduras ou furos nas tubulações internas dos imóveis, que geralmente são embutidas em paredes e debaixo dos pisos. Também podem acontecer nos cavaletes de água que fazem a conexão entre as instalações internas do imóvel e a rede pública de distribuição de água.
Uma boa dica é observar o hidrômetro, em especial durante a noite, quando o consumo de água é menor. Anote as leituras (incluindo os números vermelhos) antes de dormir e compare na manhã seguinte, antes de utilizar água. Se o número tiver alterado há uma grande possibilidade de vazamento.