A Prefeitura de Itabirito completou, em abril, os primeiros 100 dias da atual gestão, que tem se dedicado à continuidade de iniciativas em andamento, além de implementar ações inovadoras que priorizam o diálogo, a transparência e a escuta ativa da população.
“Assumimos o compromisso de ouvir as pessoas, investir nas áreas essenciais e garantir a continuidade do que já estava dando resultados. Os primeiros 100 dias mostram que estamos no caminho certo”, afirmou o prefeito Elio de Mata.
Na educação, destaca-se a continuidade da entrega de kits de material escolar e uniformes para os alunos da rede municipal, além da inauguração da ampliação do CMEI Maria Helena Assis Paranhos, no bairro Bela Vista. A obra recebeu um investimento de quase R$ 4 milhões e contemplou a construção de novas salas de aula, refeitório com cozinha própria, banheiros acessíveis adaptados à faixa etária e uma ampla área de convivência para as crianças.
A transparência e o diálogo com a população ganharam ainda mais força com a criação do projeto Fala, Cidadão. A iniciativa tem como objetivo aproximar os moradores da Administração Municipal, promovendo encontros presenciais nos bairros e fortalecendo um canal direto de comunicação entre a Prefeitura e a população. Ao longo do ano, novas edições serão realizadas em diversas regiões da cidade, ampliando a participação popular nas decisões do governo.
Na área da saúde e segurança, a Prefeitura reforçou seu compromisso com a qualidade do atendimento à população. Uma nova ambulância adaptada foi adquirida para o transporte eletivo de até quatro pacientes pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e outra foi entregue à Brigada. Além disso, novas viaturas foram entregues à Guarda Civil Municipal, garantindo mais estrutura e eficiência no patrulhamento e na proteção da cidade.
A inclusão e a diversidade também foram pautas prioritárias neste início de gestão. Em março, foi realizada a 1ª edição do evento Pega a Visão, um bate-papo descontraído com a juventude itabiritense, com o objetivo de trocar experiências, fortalecer vínculos e construir, em conjunto, propostas para transformar a cidade. Já em abril, o evento Café com Orgulho criou um espaço de escuta, acolhimento e valorização da comunidade LGBTQIAPN+, promovendo a construção de políticas públicas mais inclusivas.
“Nossa gestão é feita de forma coletiva, com escuta ativa e respeito à diversidade. É assim que vamos construir uma Itabirito cada vez mais justa, humana e preparada para o futuro”, completou o prefeito.