Celebração da Sexta-Feira Santa na Praça Minas Gerais. Imagem: Paulo César Gouvêa e Claudiana Magalhães/ Arquidiocese de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
A Semana Santa de 2025 em Mariana foi marcada pela realização de tradições e grande presença de fiéis durante toda programação. Na segunda-feira (14), durante a celebração da missa realizada na Catedral da Sé, o Arcebispo Dom Airton José dos Santos, recebeu o secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Brasília, Dom Ricardo Hoepers para um sermão onde convocou todos os fiéis para acompanhar o Tríduo Pascal.
Já na terça-feira (15), as celebrações encenaram, na Praça Minas Gerais, o encontro de Jesus, com sua pesada cruz nas costas, com sua Mãe Santíssima. As solenidades começaram com duas missas: uma na Capela de São Vicente, que deu início à procissão de Nossa Senhora de Dores; e outra Missa na Igreja do Rosário, local em que saiu a procissão do Senhor dos Passos em direção à Praça Minas Gerais. Por fim, o bispo da Diocese de São João Del Rei do Dom José Eudes Campos do Nascimento ficou responsável pelo sermão.
A programação Santa da quarta-feira (16) iniciou-se com a Santa Missa, no Santuário de Nossa Senhora do Carmo, presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Mariana, Dom Airton José dos Santos. Em seguida, aconteceu a piedosa procissão com a imagem de Nossa Senhora das Dores. Por fim, o Padre Leonardo Sérgio Rosa Carvalho realizou o Sermão da Soledade na Catedral da Sé.
No início do Tríduo Pascal, na quinta-feira (17), o Arcebispo Dom Airton celebrou a Santa Missa na Catedral da Sé repetindo o gesto de lavar os pés dos seus discípulos, tal como Jesus fez com os seus discípulos na noite Santa da Ceia. No mesmo dia também aconteceu a tradicional procissão das Endoenças ou Fogaréus, que saiu da Catedral da Sé em direção a Praça Minas Gerais, em Mariana (MG).
Na sexta-feira (18), as celebrações iniciaram-se com o Solene Ofício de Trevas, presidido pelo Arcebispo Dom Airton, às 9h. Na ocasião, orações foram feitas em homenagem ao momento da morte de Jesus Cristo. Já à noite, oito mil fiéis acompanharam o Sermão do Descendimento da Cruz na Praça Minas Gerais. A cerimônia foi conduzida pelo Arcebispo Emérito de Diamantina, Dom João Bosco Oliver de Faria, que discorreu sobre os sofrimentos e atrocidades físicas cometidas ao Cristo.
No sábado (19), a Catedral da Sé, em Mariana (MG) celebrou a Vigília Pascal, a Benção do Fogo Novo e a renovação das promessas batismais. A cerimônia foi dividida em quatro partes e marca a ressurreição de Cristo. Por fim, no domingo (20), centenas de fiéis acompanharam a Santa Missa das 9h, seguida da piedosa Procissão da Ressurreição com o Santíssimo Sacramento em direção à Catedral da Sé.
Procissão de Nossa Senhora das Dores. Imagem: Paulo César Gouvêa/ Arquidiocese de Mariana