Celebração da Missa na Segunda-feira (21). Imagem: Arquidiocese de Mariana
Por: Amanda de Paula Almeida
Em nota oficial, a Arquidiocese de Mariana comunicou o recebimento da notícia sobre a morte do Papa Francisco no dia 21 de abril. Na segunda-feira, às 18h30, foi realizada uma Missa na Catedral da Sé pelo Arcebispo Dom Airton em sufrágio pela alma do Pontífice. A cerimônia foi transmitida pelo Youtube da Arquidiocese de Mariana e da Catedral da Sé. Durante o dia, também aconteceram os toques fúnebres às 9h, 12h, 15h, 18h e às 21h. As Missas e os toques dos sinos acontecerão até o nono dia em que o Papa será sepultado.
Além disso, mais cinco outras notas oficiais foram publicadas pela Arquidiocese de Mariana em relação ao falecimento do Papa Francisco. Três foram direcionadas a celebrar a vida do 233º Pontífice da Igreja Católica, contando sua longa trajetória e sua última aparição pública que se deu justamente na Páscoa. Na ocasião, o Papa realizou a tradicional bênção Urbi et Orbi, dirigida simultaneamente à cidade de Roma e a todo o mundo. Após o pronunciamento, o Papa Francisco surpreendeu os presentes ao fazer um gesto inesperado, porém condizente com a característica marcante do seu pontificado de presença próxima aos fiéis: percorreu a Praça de São Pedro a bordo de seu papamóvel.
Em última publicação oficial, a Arquidiocese de Mariana divulgou as liturgias da Igreja para a morte do Papa Francisco. A nota publicou orientações para o clero e fiéis do modo como proceder na liturgia. Segundo o Arcebispo Dom Airton, grande parte das liturgias concentram-se no Vaticano, entretanto, todos são convocados a orarem. “Quando um Papa falece, as paróquias ao redor do mundo seguem orientações específicas da Santa Sé, especialmente da Congregação para o Culto Divino e da Conferência Episcopal local. Embora a maior parte das cerimônias principais ocorra no Vaticano, as paróquias são chamadas a se unir em oração”, diz a nota.
Morte do Papa Francisco
O 233º Pontífice da Igreja Católica morreu na última segunda-feira (21), aos 88 anos, por um acidente vascular cerebral (AVC), seguido de um quadro de insuficiência cardíaca irreversível. O Papa Francisco foi primeiro papa sul-americano e jesuíta da história da Igreja Católica e faleceu em sua residência no Vaticano, Casa Santa Marta.
Papa Francisco foi o primeiro Pontífice Jesuíta da história. Imagem: Nuno Veiga/ Pool/ Agência Lusa