O Liberal
Últimas Noticias
Newsletter
3 min

Semana Santa de Ouro Preto vira livro e o lançamento será em Portugal

Semana Santa de Ouro Preto vira livro e o lançamento será em Portugal

Imagem: Reprodução

Por: Marcos Delamore

A Semana Santa de Ouro Preto, uma das celebrações religiosas mais importantes do calendário cultural do município mineiro e mais tradicionais do Brasil, é tema da obra “Paixão pela memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto”, do antropólogo e jornalista Edilson Pereira. O lançamento do livro será no dia 7 de maio, no Seminário Permanente de Investigação do CICS.NOVA, da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

A obra

O livro, fruto de uma parceria com a editora Papéis Selvagens e de um longo estudo, com mais de 15 anos de pesquisas, é a primeira etnografia publicada sobre a Semana Santa de Ouro Preto. A obra exibe as encenações de eventos bíblicos, as imagens barrocas, os ritos e atividades de cunho religioso da tradicional festividade da cidade Patrimônio Mundial.

Para o desenvolvimento da obra, Edilson esteve presente, ao longo do período de investigação, em edições da celebração no século XXI e observou a preparação das missas, procissões e demais liturgias. Além disso, ele conversou com moradores, fotógrafos, artistas, autoridades religiosas e municipais, para incluir informações e conteúdos inéditos sobre a preservação da memória desta herança e legado cultural de Ouro Preto.

De modo a evidenciar as atualizações das memórias e tradições no processo de produção da festividade, Edilson documentou o conteúdo em narrativas e em fotografias, que revelam a contraposição entre tradição e experimentação nas liturgias.

Segundo o autor, a obra é uma perspectiva única para conhecer a cidade histórica, destacando Ouro Preto em um cenário efêmero, festivo e contemporâneo, o que culmina em impactos positivos para a memória coletiva nacional. O livro ainda conta com um texto escrito pelo prefeito de Ouro Preto, Angelo Oswaldo (PV), na quarta capa.

O autor

Edilson Pereira é graduado em Comunicação Social/Jornalismo pela Universidade Federal de Viçosa (UFV), mestre em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e doutor em Antropologia Social pela mesma instituição de ensino superior. Atualmente, é professor da UFRJ e pesquisador visitante da Universidade Nova de Lisboa, em Portugal.

O autor, com principais estudos em temas que abordam: arte, imagem, religião, antropologia visual, formas expressivas e práticas da memória, dedicou quinze anos de pesquisas etnográficas para retratar as representações bíblicas, a preservação das tradições religiosas e os rituais presentes na Semana Santa de Ouro Preto.    

Lançamento em Minas Gerais

A pesquisa que rendeu ao autor a criação do livro “Paixão pela Memória: Imagem, ritual e teatro em Ouro Preto”, também deu origem à exposição “Olhares Modernos: Festa e fotografia em Ouro Preto”, realizada em 2024, no Museu Casa dos Contos, com curadoria de Edilson Pereira e pesquisa de acervo da historiadora ouropretana Maria Agripina Neves.

A mostra reuniu registros visuais da Semana Santa entre 1924 e 2024, com fotografias de Luiz Fontana, Marcel Gautherot, Alice Brill, Otto Stupakoff e Walter Firmo. Com isso, a exposição alcançou quase 20 mil visitantes no ano passado e foi tema de reportagem no Jornal Nacional.

O novo trabalho do autor tem previsão de lançamento em Minas Gerais para o próximo semestre, quando o antropólogo retorna ao Brasil. Os exemplares do livro já estão disponíveis para compra no site da editora Papéis Selvagens.

Imagem: Papéis Selvagens

Todos os Direitos Reservados © 2025

Desenvolvido por Orni