Imagem: Marcos Delamore
Por: Marcos Delamore
A Prefeitura de Ouro Preto, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, anunciou que dará início à campanha de vacinação contra a gripe na próxima segunda-feira, dia 07 de abril, e o Dia D de vacinação será 10 de maio. As doses do imunizante estarão disponíveis em todos os postos de saúde e pontos de apoio da cidade.
O secretário de Saúde de Ouro Preto, Leandro Moreira, antecipou ao jornal O Liberal, que a vacina, este ano, passou a compor o Calendário Nacional de Vacinação para crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e idosos. Assim, a proteção para essas pessoas será permanente, respeitando a oferta das unidades de saúde, garantindo o bem-estar coletivo e individual da população, por meio de uma imunização eficaz.
“A partir deste ano, a vacina entrou para o calendário vacinal e vai ser ofertada para todos”, afirmou Moreira.
A vacina é uma medida contra os principais vírus da gripe: influenza A (H1N1), influenza A (H3N2) e influenza B. A princípio, o atendimento será direcionado para os grupos prioritários.
Público que receberá as doses do imunizante:
● Crianças menores de cinco anos;
● Pessoas de 5 a 60 anos que tenham alguma comorbidade;
● Gestantes e puérperas;
● Trabalhadores de saúde, educação;
● Professores;
● Caminhoneiros;
● Idosos acima de 60 anos;
● Povos indígenas a partir de 6 meses;
● Pessoas em situação de rua;
● Profissionais das forças de segurança e salvamento;
● Profissionais das Forças Armadas;
● Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (independente da idade);
● Pessoas com deficiência permanente;
● Trabalhadores do transporte rodoviário coletivo;
● Trabalhadores portuários;
● Trabalhadores dos Correios;
● Funcionários do sistema de privação de liberdade;
● População privada de liberdade;
● Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas (entre 12 a 21 anos);
● Quilombolas.
Leandro ainda destacou a importância da vacinação antes da mudança de estação, do outono para o inverno de 2025. “Outro ponto importantíssimo é que se vacine o quanto antes. Procurem uma unidade de saúde antes do inverno, quando os casos de influenza se agravam, para que já estejam protegidas contra a doença”, aconselhou.
Locais de vacinação:
Para receber as doses dos imunizantes, o público prioritário deverá se deslocar para uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou um dos pontos de apoio do município. Todas as UBS e a UPA Dom Orione terão as vacinas disponíveis.
A vacinação, nos postos de saúde, funciona de segunda a sexta-feira, conforme o horário de atendimento de cada unidade. Já a UPA Dom Orione, de segunda a sexta-feira, de 7h às 19h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 17h.
O secretário de Saúde ressaltou a necessidade de levar o cartão de vacina e de atualizá-lo em caso de pendências de imunizantes. “É importante que, ao procurar a unidade de saúde para tomar a vacina contra a gripe, levar o cartão vacinal e solicitar que nossa equipe confira e atualize, se estiver em falta mais algum imunobiológico”, informou.