O educador e ex-ministro de educação do Reino de Butão, Thakur Powdyel, conheceu a forma poética – Aldravia – criada na cidade de Mariana pelos poetas Andreia Donadon, Gabriel Bicalho, J.Ferreira e J.B. Donadon-Leal, no ano de 2023, pelo empresário e especialista em Neurociência Fernando Brancaccio, de São Paulo, que esteve em conferências e encontros no Reino de Butão. Brancaccio levou livros de aldravias com o objetivo de trabalhar com “Felicidade Interna Bruta”.
O ministro Thakur se encantou com a potencialidade literária da Aldravia na educação inclusiva e cultural. Além dos comentários enviados sobre a “mais singela poesia brasileira do terceiro milênio”, o ex-ministro confirmou interesse de conhecer Mariana / MG, que cultua e valoriza seis versos-potência, para a educação cultural no município e em diversos estados do país.
Thakur conhecerá o projeto-piloto criado pela educadora e escritora Andreia Donadon Leal, nas escolas da rede de Mariana durante os dia 18 e 19 de março.
Aldravia
Criada nos anos 2000 pela ex-aluna da UFOP Andreia Donadon-Leal e pelo professor José Benedito Donadon-Leal com Gabriel Bicalho e José Ferreira, a Aldravia é um tipo de poesia que ousa dizer o máximo com o mínimo de palavras, focando em seu conteúdo e intensidade.
Foi reconhecida pelo Governo de Minas, por meio da Lei Estadual nº 24.504/2023, como forma poética originada no município de Mariana de relevante interesse cultural para o estado. Em Mariana, foi sancionada a Lei Municipal de n° 3497, que criou o Dia da Aldravia e a Semana da Arte Aldravista.
A composição poética minimalista Aldravia recebeu o título de Poesia da Inclusão pelo Círculo de Embaixadores da Paz, entidade ligada à ONU, em Genebra, Suíça. O título foi concedido pela aplicação da forma poética na alfabetização de todas as idades, pelo acesso democrático à poesia, por seu uso terapêutico no manejo do estresse no ambiente de trabalho e pela colaboração no processo de ressocialização de pessoas no sistema carcerário de Minas Gerais.
Powdyel
Thakur Powdyel é ex-Ministro da Educação do Butão de 2008 a 2013, Ganhador do Prêmio Internacional Gusi da Paz, Prêmio Global de Educação, Prêmio de Serviço Distinto, Medalha de Ouro da Coroação e o Prêmio Institucional: a Honra de Druk Thuksey. Viajou por seu país e discursou em conferências e campos universitários ao redor do mundo.