Imagem e Reportagem: Marcos Delamore
A Câmara Municipal de Ouro Preto, em caráter especial, realizou durante a 14ª Reunião Ordinária, a primeira Tribuna Livre do ano de 2025. A Associação Desportos e Lazer (ADL) foi convidada pelo vereador Alex Brito (PDT) para apresentar as atividades do projeto e buscar incentivo para o seguimento da iniciativa na cidade. O corpo diretivo, atletas e demais integrantes da comitiva estiveram presentes na Casa.
A ADL é uma instituição social, sem fins lucrativos, que promove treinamentos esportivos e participações em campeonatos a nível municipal, estadual, nacional e internacional. Criada em 2006, por um grupo de amigos, hoje o projeto conta com mais de cem participantes. O rápido crescimento foi destacado pelo treinador Rogério Nolasco. “Em 2012, tivemos a virada de chave. Ampliamos as turmas, e hoje temos mais de 100 alunos, de idade entre 5 e 17 anos, além de planejamentos para lançar o futsal feminino”, afirmou.
Nolasco ainda afirmou que o projeto representou o município de Ouro Preto por três vezes em competições no Paraguai e uma vez no Uruguai. Além disso, novas disputas estão no plano de compromissos da equipe. “Temos uma competição em julho, no Paraguai, e em janeiro de 2026, na Argentina”, reforçou.
Mesmo com a falta de infraestrutura e as dificuldades financeiras, o programa revelou jogadores para as equipes profissionais do Estado de Minas Gerais, como: América, Cruzeiro e Itabirito. “A ADL sobrevive com rifas, eventos, contribuições dos pais e apoio do comércio local. Os maiores parceiros são os pais. Nossa quadra não tem cobertura, e os treinos não acontecem em dias de chuva. Queremos buscar futuramente leis de incentivo ao esporte para respaldar o projeto”, manifestou.
O parlamentar responsável pelo convite da equipe ao plenário, Alex Brito (PDT), revelou a necessidade da Prefeitura de Ouro Preto em fomentar investimentos no âmbito esportivo municipal. “Nós temos, em Ouro Preto, uma organização (ADL) voltada para o desenvolvimento social e na vida escolar e familiar dessas crianças e adolescentes. Precisamos que a Prefeitura considere a ADL como um órgão esportivo para receber subsídios e recursos para a sua manutenção”, disse.
O presidente da Câmara de Ouro Preto, Vantuir Antônio (Avante), parabenizou o trabalho da agremiação e espera que a Secretaria de Esportes consiga auxiliar os projetos da cidade. “Queremos que todas as entidades regularizadas, que atendem os nossos jovens, tenham investimento. Conte sempre com o nosso apoio”, salientou.
O vereador e primeiro secretário da Casa, Renato Zoroastro (PSB), ressaltou a importância do esporte como importante meio construtor social, pessoal e cidadão. “O esporte ensina disciplina, respeito e persistência, valores importantes para a vida”, declarou. Ele ratificou o interesse em promover investimentos para os projetos sociais esportivos da cidade.
A vereadora Lílian França (PP) mencionou a parceria do município com as instâncias federais e o alcance do incentivo para os jovens por meio dos esportes. “O futuro promissor que a ADL traz para os jovens atletas de Ouro Preto”.
Durante a exposição, demais vereadores elogiaram o projeto social e demonstraram suporte e disponibilidade para contribuir com as ações da iniciativa. A proposta apresentada aos vereadores visa o apoio e o patrocínio financeiro para o contínuo desenvolvimento das atividades e fazer a diferença na vida de crianças, adolescentes e jovens da cidade de Ouro Preto.