Imagem: June Ruegger
Por: Marcos Delamore
No dia 17 de fevereiro, a Prefeitura de Ouro Preto e o projeto Ouvidoria Feminina, associado ao Núcleo de Direitos Humanos da UFOP, firmaram a renovação do convênio de assessoria jurídica e de combate à violência contra a mulher na cidade histórica. A parceria teve início em 2024 e continuará em vigência durante o ano de 2025.
A Ouvidoria Feminina, projeto de extensão da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), é um órgão que atua como canal de atendimento e recebimento de denúncias de mulheres em situação de violência no município, distritos e na instituição de ensino superior. O cenário de aumento de casos de violência de gênero foi o marco introdutório da criação do programa de assistência às mulheres.
O número de atendimentos ultrapassa os cem casos, sendo que desses, vinte e seis foram realizados no ano passado. Conforme os dados apurados, o espaço institucional de enfrentamento à violência de gênero fomentou o aumento da procura por apoio e de consultorias jurídicas. Nas ações desenvolvidas pelo projeto constam visitas em distritos de maior vulnerabilidade social, palestras, cursos de formação em comunicação não-violenta, acolhimento e assistência jurídica.
A coordenadora do projeto, Natália Lisboa, ressalta a importância do prosseguimento das atividades da Ouvidoria Feminina junto à Prefeitura Municipal. “Reafirmamos nosso compromisso em continuar trabalhando em conjunto para promover avanços que atendam às demandas levantadas por meio deste convênio, buscando sempre a melhoria da qualidade de vida e o respeito aos direitos das mulheres no âmbito local.”, disse.
As denúncias e atendimento acontecem nas modalidades online e presencial, e estão à disposição de todas as pessoas que se reconheçam socialmente como mulher. A preocupação do projeto refere-se às violências física, moral, patrimonial, psicológica e sexual. Todo atendimento é efetuado respeitando a autonomia e o consentimento da mulher. Além disso, é um espaço de acolhimento seguro e sigiloso.
Saiba mais sobre o projeto. A Ouvidoria Feminina dispõe dos seguintes canais de atendimento:
Instagram: @ouvidoriafeminina
WhatsApp: (31) 98257-3131
E-mail: femininaufop.sico@ufop.edu.br