Por Lucas Porfírio
A partir desta segunda-feira (04), os eleitores brasileiros possuem exatamente um mês para tirar, transferir e regularizar o título de eleitor. O dia (04) de maio é o prazo final para alterações no cadastro eleitoral. A data é, também, o prazo final para solicitar o uso do nome social no documento. Todos os serviços podem ser realizados online pelo sistema TítuloNet, disponível no Portal do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O título de eleitor é imprescindível para votar nas eleições gerais no Brasil em 2022, agendadas para o dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno.
Apesar de não serem obrigados a votar, jovens que possuem 15 anos e farão 16 até o dia do pleito já podem solicitar a 1ª via do documento. No entanto, de acordo com informações do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil registrou o menor número da história de jovens nesta idade que tiraram o título de eleitor. Apenas 830 mil adolescentes se registraram para votar. Um número baixo, comparado com o mesmo período em 2018, que já havia registrado 1,4 milhão de jovens com a mesma idade com o título.
Para tirar, transferir ou regularizar o título de eleitor basta acessar: tse.jus.br/eleitor/titulo-de-eleitor/pre-atendimento-eleitoral-titulo-net